quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

THE DARK SIDE OF THE MOON (Pink Floyd)


Description:
THE DARK SIDE OF THE MOON é o oitavo disco da carreira do grupo inglês Pink Floyd. Gravado nos estúdios Abbey Road entre junho de 1972 e janeiro de 1973 e lançado em março de 1973, DARK SIDE conseguiu uma façanha inigualável no mercado fonográfico: não é o disco mais vendido do mundo, porém é o disco que figura há mais tempo na lista dos 100 mais vendidos de todos os tempos. Definitivamente isso não é para qualquer um. Qualidade, vanguardismo, perseverança, experimentalismo, sedução, brilhantismo, loucura, genialidade. Tudo isso DARK SIDE tem de sobra.

Quase todo mundo tem ou conhece alguém - um primo, um amigo, os pais, o vizinho - que tenha o álbum de maior sucesso do Pink Floyd, em vinil ou em CD. Composto a oito mãos por todos os membros do grupo - o baixista Roger Waters, o guitarrista David Gilmour, o tecladista Richard Wright e o baterista Nick Mason -, além de ter contado com uma grande ajuda de dois amigos - o produtor e músico Alan Parsons e o saxofonista Dick Parry - THE DARK SIDE OF THE MOON ecoa até hoje nas caixas de som e nas cabeças de quem gosta de boa música e - por que não? de um pouco de loucura. Mesmo em tempos de cantoras adolescentes ocas, duplas sertanejas medíocres, boy bands efêmeras, technos bate-estacas e grupos de axé music, este diamante da música mundial ainda brilha em meio às trevas. Afinal, a gente se encontra no lado escuro da lua...

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Sim, Pink Floyd é minha banda de rock favorita de todos os tempos. Há quase 30 anos ouço esses caras que fizeram minha cabeça. THE DARK SIDE OF THE MOON, Wish You Were Here e The Wall são os discos que mais amo deles. E aqui eu seleciono as duas canções do DARK SIDE que mais me entusiasmam, me levam ao céu e ao inferno, com muitas escalas por todas as paradas que a mente humana pode suportar e apreciar.

Enjoy...

Ingredients:
TIME
(Mason, Waters, Wright, Gilmour)

Ticking away the moments that make up the dull day
You fritter and waste the hours in an off hand way
Kicking around on a piece of ground in your home town
Waiting for someone or something to show you the way

Tired of lying in the sunshine staying home to watch the rain
You are young and life is long and there is time to kill today
And then one day you find that ten years have got behind you
No one told you when to run, you missed the starting gun

And you run and run to catch up with the sun, but it's sinking
And racing around to come up behind you again
The sun is the same in a relative way, but you're older
Shorter of breath and one day closer to death

Every year is getting shorter, never seem to find the time
Plans that either come to naught or a half page of scribbled lines
Hanging on in a quiet desperation is the English way
The time is gone the song is over, thought i'd something more to say


(Para quem não sabe inglês, vale a tradução que se segue)

TEMPO

As horas passam marcando os momentos
Que se vão, que formam um dia monótono
Você desperdiça e perde as horas
De uma maneira descontrolada
Perambulando num pedaço de terra
Na sua cidade natal
Esperando alguém ou algo
Que venha mostrar-lhe o caminho

Cansado de deitar-se na luz do sol
De ficar em casa observando a chuva
Você é jovem e a vida é longa
Há tempo de viver o hoje
E depois, um dia você descobrirá
Que dez anos ficaram para trás
Ninguém te disse quando correr
Você perdeu o tiro de partida

E você corre e corre para alcançar o sol
Mas ele está indo embora no horizonte
E girando ao redor da Terra para se levantar
Atrás de você outra vez
O sol permanece, relativamente, o mesmo
Mas você está mais velho
Com o fôlego mais curto
E a cada dia mais próximo da morte

Cada ano está ficando mais curto
Nunca você parece ter tempo.
Planos que tampouco deram em nada
Ou em meia página de linhas rabiscadas
Insistindo num desespero quieto
É a maneira inglesa
O tempo se foi, a canção terminou
Pensei que tivesse algo mais a dizer

-----------------------------------------------------------------------------------

BRAIN DAMAGE
(Waters)

The lunatic is on the grass.
The lunatic is on the grass.
Remembering games and daisy chains and laughs.
Got to keep the loonies on the path.

The lunatic is in the hall.
The lunatics are in my hall.
The paper holds their folded faces to the floor
And every day the paper boy brings more.

And if the dam breaks open many years too soon
And if there is no room upon the hill
And if your head explodes with dark forebodings too
I'll see you on the dark side of the moon.

The lunatic is in my head.
The lunatic is in my head
You raise the blade, you make the change
You re-arrange me 'till I'm sane.

You lock the door
And throw away the key
There's someone in my head but it's not me.

And if the cloud bursts, thunder in your ear
You shout and no one seems to hear.
And if the band you're in starts playing different tunes
I'll see you on the dark side of the moon.


(e mais uma vez uma tradução livre em português...)

DANO MENTAL

O lunático está na grama
lembrando de jogos e corrente de margaridas e risadas
os doidos continuam no caminho

O lunático esta na sala
os lunáticos estão na minha sala
O papel grudou nos seus rostos dobrados no chão
e todo dia o menino dos papéis traz mais

e se a represa quebra depois de curtos muitos anos
e se não houver nenhuma casa em cima da montanha
e se sua cabeça explodir com mau presságio também
eu verei você no lado escuro da lua

o lunático está na minha cabeça
você afia a lâmina, você faz a escolha
você me refaz até eu ficar igual a você

olha a porta
e joga fora a chave
há alguém na minha cabeça mas não sou eu

e se a nuvem carregada trovejar em seu ouvido
e você gritar e ninguém parecer escutar
e se a banda que você está começa a tocar diferentes melodias
eu verei você no lado escuro da lua

Directions:
Harvest / EMI Records Ltd.

13 comentários:

  1. O que eu gosto mais mesmo é The Wall. Mas como não conheço detalhes sobre músicos e músicas, e ano de gravação, etc. e tal, nem me atrevo a falar porque gosto.

    ResponderExcluir
  2. Ele me faz falta porque meu pai tb gostava... Vou comprar em CD, hora dessas -- ou baixar em mp3...

    ResponderExcluir
  3. Nem precisa saber desses detalhes pra gostar, Sônia. Eu sei porque AMO Pink Floyd desde sempre, e quem me conhece sabe que eu sempre vou fundo em tudo o que amo. Faço questão de saber todos os detalhes mesmo. Já colecionei os discos, alguns livros, posters, CDs e mais um monte de traquitanas do Floyd. Hoje, com a coleção completa em vinil e apenas os mais queridos em CD, me dou ao luxo de curtir o que mais gosto deles. E viajar com cada faixa... é como eu digo: com imaginação e boa música, PRA QUE DROGAS??? ;-))

    Beijos, menina!

    ResponderExcluir
  4. Eu te empresto o CD e você faz uma cópia, Ricardo! Ou então eu faço uma cópia procê! Don't worry, be happy, my friend. ;-))

    ResponderExcluir
  5. Você deve ter notado que não costumo postar reviews de livros, filmes e discos de que gosto. Gosto de gostar - só isso. E se for falar a respeito é sem detalhes técnicos (nem em literatura, que é o meu fraco).

    ResponderExcluir
  6. Um dos meus tres discos favoritos de todos os tempos. Vais ao Mitapi?

    ResponderExcluir
  7. Mitapi??? Nem tô sabendo. Só sei que tiveram dois mitapis - um pouco antes do ano novo e outro na semana passada - e ninguém me avisou de nada... :-(((

    Definitivamente morar numa estação espacial é mais solitário do que numa ilha deserta.... :-(((

    ResponderExcluir
  8. Sônia, eu não consigo "gostar por gostar" de praticamente nada. É como digo na introdução do meu Multiply: ou AMO ou DETESTO. E quando amo vou fundo, procuro saber tudo, esgotar todas as possibilidades de informação, de paixão, de saturação. Detesto ficar na superfície das coisas que amo. E tudo o que amo (e até mesmo as coisas que detesto) formam um mosaico de quem sou, da minha própria identidade. Não sou apenas o que como, como diz a frase clássica. Sou o que amo e um pouquinho do que odeio também.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. grande oswaldo,

    o pink floyd é uma das poucas bandas que tem mais de três discos que podemos considerar obras-primas... além dos três que você citou, o primeiro, "pipe at the gates of dawn", é extraordinário!

    sem dúvida o pf vai ser ouvido com reverência até o fim dos tempos...

    grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Ueba, meu véio.

    Vc pode ligar pra mim? Perdi seu numero.Abraço
    9767-0102

    ResponderExcluir
  11. Sabia que até hoje não tive coragem de comprar em CD, dizem que a mixagem deixou a desejar ( já ouvi em sons de amigos e percebi que time ficou bem embolada) e apesar dos plocs e plics do vinil ele ainda é mais nítido que seu sucessor prateadinho.......
    As vezes coloco ele na pick-up e fecho os olhos e me lembro de meus 15 anos de idade..muito bom

    ResponderExcluir
  12. este eh pra ouvir,chorar,babar,beber,se rasgar...etc....puta disco!

    ResponderExcluir