segunda-feira, 17 de janeiro de 2005

SPIRIT DE LUTO


Na última semana o mundo perdeu um dos maiores autores de histórias em quadrinhos de todos os tempos, Will Eisner. Criador do personagem Spirit, um anti-herói que na maioria das vezes era coadjuvante de suas melhores histórias, Eisner desenvolveu uma gramática e uma linguagem únicas no universo da arte seqüencial, como ele preferia chamar as HQs.

Além das dezenas de histórias curtas do Spirit, Will Eisner foi o criador das GRAPHIC NOVELS, com sua novela visual "Um Contrato Com Deus". Entre outras obras famosas desse mestre estão "O Edifício", "New York - A Grande Cidade", "Um Sinal do Espaço", "No Coração da Tempestade" e é claro a grande "bíblia" das histórias em quadrinhos, o seu essencial "Quadrinhos e Arte Seqüencial". No meio artístico ele sempre foi considerado um revolucionário, geralmente tendo a sua obra comparada ao "Cidadão Kane" de Orson Welles.

Tive a honra de conhecer Will Eisner pessoalmente em 1991, quando da realização da 1ª Bienal de Quadrinhos do Rio de Janeiro, na Fundição Progresso, quando consegui um autógrafo dele no meu exemplar de "Quadrinhos e Arte Seqüencial".

Will Eisner faleceu devido a complicações após uma cirurgia para colocação de um marca-passo, aos 87 anos.

Como o seu querido Gerhard Shnobble, personagem de uma de suas mais emocionantes histórias, desejo de todo o meu coração que você tenha um belo vôo ao paraíso, mestre Eisner.

3 comentários:

  1. Pois é, meu amigo OZ(Waldo!)
    Eu também tive o prazer de conhecer o nosso ídolo da arte seqüencial lá na Fundição Progresso, onde também pude pegar o seu autógrafo num caderninho de esboços que eu tenho até hoje e mais tarde, tempos depois no Museu do Telephone, ali no Flamengo, em que saí numa foto ao lado dele. Só qie a minha amiga não soube fazer o foco, mas dá pra ver quem são na imagem. Eh,eh,eh...
    Esse mês de Janeiro já chegou varrendo, né? Lá se foi mais um sambista, o Bezerra da Silva!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. É mesmo uma tristeza... quem irá herdar seus soturnos traços? Não tenho todos os livros e acho "O Edifício" um clássico!

    ResponderExcluir
  3. Will Eisner vai fazer falta!
    O cara era o máximo!!

    Pena que não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente...
    Sou fã incondicional do Spirit.

    [ ]'s,
    Eug

    ResponderExcluir