domingo, 30 de janeiro de 2005

NÓS SEMPRE TEREMOS PARIS


"We'll always have Paris."
(Rick Blaine em "Casablanca")

Nunca saí do Brasil, mas já visitei a Torre Eiffel. Foi em 1989, no Aterro do Flamengo, durante as comemorações do bicentenário da Revolução Francesa, patrocinado pelo consulado da França. Para a festa ergueram esta réplica da famosa torre centenária, próxima ao obelisco de Mem de Sá. De noite, o bailarino Jorge Donn dançou o "Bolero" de Ravel aos pés da torre, como na cena final do filme "Retratos da Vida" (1981), de Claude Lelouch. O público lotou o Aterro.

A foto ficou meio escura porque não foi tirada exatamente na Cidade-Luz. E a torre era uma versão bem diminuta da original, com cerca de 30 metros de altura, porém uma réplica perfeita! Pena que ficou pouco tempo montada. Mas tudo bem.

Parafraseando Rick Blaine, nós sempre teremos pão francês no café-da-manhã. E croissants com camembert. Sem falar no abajour e no fecho eclair...

14 comentários:

  1. Só não perca a cabeça pelos brioches !
    São perigosos que só....

    ResponderExcluir
  2. Quer conhecer a Torre Eifel? Entra então neste site, lá você a vê de todos os ângulos com uma visita virtual...super bacana mesmo! Dá para se ter uma noção bem próxima do que ela é...

    http://www.tour-eiffel.fr/teiffel/uk/

    ResponderExcluir
  3. ... e eu assisti de camarote pq morava no prédio em frente!!!
    da torre, eu não lembrava; mas a apresentação jamais esqueci!!!
    bj

    ResponderExcluir
  4. poxa, pena que eu era pequena e nao fui ver isso! :(((

    beijão

    ResponderExcluir
  5. Hehehehe! Isso só podia vir de você, né, Ana? Só de alguém da família "Pinta-Goodwin"!!! :-)))

    Here's looking at you, kid... ;-)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Essa valise é enorme e cheia de surpresas, heim?, meu caro amigo!
    Fui ao Aterro nesse dia, também vi o pouso na lua pela TV, admirei o Concorde pousando e decolando -- eu estava treinando no CEFAN, com vista pra pista do então Galeão --, juntei todos os replies neste seu post.
    Bom, isso...

    ResponderExcluir
  7. sabe do que me lembrei?
    de um anúncio antigo do american express onde o executivo, balançando o cartão de crédito na mão, perguntava, displicentemente: "paris?... amanhã?..."
    eu ficava com uma raiva...

    ResponderExcluir
  8. Era tudo post antigo do meu fotolog "Valise de Cronópio", Ricardo. Como estou sem postar nada veramente bacana há semanas, resolvi cavucar os arquivos do meu fotolog e pescar os posts que davam pra entrar no Multiply. Legal você ter visto e gostado de todos!

    Abração, rapaz!

    ResponderExcluir
  9. É, Gracinha... certos brioches fazem mal à garganta... são de perder a cabeça!!! Hehehehehe!

    Bisous!

    ResponderExcluir
  10. Também lembro daquele anúncio infame, Carmencita. E também ficava irado (no velho e bom sentido da palavra) com tamanha "blasézisse"!!!

    Pelo menos EU FUI ver a Torre Eiffel sem precisar de nenhum cartão de crédito... hehehe! ;-)P

    Beijos, menina!

    ResponderExcluir
  11. Hum, agora é minha vez de tiete!!! Eu conheci o Jorge Domm quando era bailarinha! Não tive o prazer de dançar com ele, nem com o
    Misha, este, aliás, foi minha paixão adolescente! E ele nem reparava na minha presença... que coisa! Esse espetáculo na praia do flamengo foi um sonho, um prazer tamanho...

    ResponderExcluir
  12. Trabalho com parisienses e outros franceses, mas nunca fui além da Disney... essa frase é realmente incrível!

    ResponderExcluir
  13. OZ, eu nunca estive em Paris no verão. Gostaria muito.

    Jozé de Abreu

    ps: também nunca estive lá nas outras estações do ano, mas isso é outra história.

    ResponderExcluir