domingo, 30 de janeiro de 2005

DOMINGO É DIA DE PESCARIA


Perdido em algum ponto dos anos 70
Eu pesquei esse baiacu
Não é conversa de pescador não
Fui eu mesmo, em Ibicuí
O dia todo dentro de um barco
Pescava muito cação, cocoroca e voador
Moréia e baiacu às vezes...
Peixe ruim pra se comer
Mas muito bom pra se bater bola
Especialmente a 30 metros de profundidade
Só de brincadeira, só de sarro, com minhas nadadeiras
Mergulhar de aqualung no fim da adolescência
Pescar em alto-mar do início da adolescência
Coisas maravilhosas e inesquecíveis de se fazer!
Prazeres imensos pra toda a vida!
(acho que essa semana vou comprar peixe na feira...)

* * * * * * * * * * *

Esse texto ficou um lixo, mas juro que tentei fazer uma homenagem a Drummond e Clarice Lispector. Os dois devem estar rindo muito da minha cara onde quer que estejam. E com toda razão e propriedade. :-P

14 comentários:

  1. Não adianta, história de pescador ninguém acredita.

    ResponderExcluir
  2. a nota fiscal da peixaria, oz?
    não vale!!!
    eheheheh...

    ResponderExcluir
  3. Do que não é capaz um Photoshop, rs. Pura brincadeira desse seu amigo. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Se pelo menos EU TIVESSE um Photoshop, Sérgio... se ao menos eu tivesse alguma idéia de como usar um... :-P

    Mas ao invés disso passei a infância e adolescência em Ibicuí, perto de Mangaratiba, pescando com meu pai, meu melhor amigo de infância e com o pai dele, de barco. Ficávamos o dia todo pra pegar umas cocorocas... mas o bom era quando a gente pescava cação! Pena que nunca apareceu um tubarão de verdade, pra dar mais emoção a essas saídas de barco! Eu ia adorar!!! :-))))))

    ResponderExcluir
  5. Oi Oz,
    Pesquei num barquinho que eu e meu primo compramos com a nossa mesada, uma baleeira a remo, e pescávamos com linha de fundo na praia de Icaraí quando morei lá em 72. O que mais pegávamos eram cocorocas e baiacus. Uma única vez conseguimos pescar uma arraia manteiga que, de tão pequena, devolvemos ao mar. Hoje eu me pergunto se ela não acharia melhor a panela do que voltar às já poluídas águas da baía. Nos baiacus faziamos cócegas para que ele inchasse e depois os soltávamos. Bons tempos aqueles. Abraço

    ResponderExcluir
  6. Feia! Chata! Boba! >:-P
    Mas eu adoro você assim mesmo. :-))

    (É tudo mentira, viu? Menos a última frase, é claro! ;-D)

    Beijo na ponta do nariz, Carmencita!

    ResponderExcluir
  7. Lembro e foi construído pelo meu tio que era dono do Cassino Icaraí, hoje Reitoria. Acho que minha mãe tem fotos, se eu achar eu coloco aqui pra gente matar a saudade. Bons tempos hein Graça?

    ResponderExcluir
  8. OZ, onde você comprou essa camiseta?
    - jozedeabreu

    ..........................................

    Para Graça e Zé de Abreu:

    Essa era uma das minhas camisetas (infames) favoritas da adolescência. São dois grilos caricaturais com cara de bêbados, um apontando pro outro, e com um grande balão sobre eles perguntando "Qual é o grilo?"... :-)P

    Não faço a mais remota idéia de onde nem como vim a adquirir tal pérola da infâmia mundial. Como diria o Chicó do "Auto da Compadecida", só sei que foi assim. :-)

    ResponderExcluir
  9. pescador de imagens, eu também adoro beira de rio, bons momentos da minha infância foram passados às margens do Passa-cinco, que, hoje, virou poema:

    de toda poesia que se há de pescar no Passa-cinco

    Canto I

    nenhuma teoria
    apenas o rio
    remoinhando
    suas vogais

    besito

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, Sandra!

    Vai um peixinho aí? ;-)

    Beijos!

    ResponderExcluir