domingo, 3 de julho de 2005

MINIATURAS - CINE - VEÍCULOS






"We're gonna need a bigger boat!..."

(Martin Brody, Chefe de Polícia de Amity, ao dar de cara com o tubarão branco de 8 metros que ele, Quint e Hooper estão caçando à bordo do Orca, em "Tubarão", 1975)

..........

"She'll make point five past lightspeed. She may not look like much, but she's got it where it counts, kid. I've made a lot of special modifications myself. But we're a little rushed, so if you'll just get on board, we'll get out of here."

(Han Solo em "Guerra nas Estrelas", 1979, mostrando que apesar da aparência de velha, a Millennium Falcon é turbinada)


* * * * * * * * * *


Este é o sexto álbum com miniaturas, desta vez apenas com veículos que foram celebrizados pelo cinema. Carros, caminhões, diligências, barcos, submarinos, espaçonaves, foguetes, discos voadores e até máquinas do tempo que saltaram do celulóide para linhas de produção das fábricas de brinquedos e depois para as prateleiras dos colecionadores. Verdadeiros personagens de filmes de John Ford, Robert Wise ou Stanley Kubrick, estes veículos à princípio não são destinados a crianças, mas a adultos que curtem a sétima arte e os ícones que os levaram a estradas sem fim, a mares nunca dantes navegados, a galáxias muito, muito distantes, muito além da imaginação.

P.S.: Assim como os anteriores, este álbum pode aumentar a qualquer momento em edição extraordinária!

24 comentários:

  1. Me diverti por aqui.
    Gostei mais da moto dupla da Ultima cruzada.
    São bonecos?
    Perfeitos!!!
    :)

    ResponderExcluir
  2. não era você que tinha reclamado que as pessoas só se interessavam por futilidades como carros? se rendeu "ao sistema"?

    beijos

    Ana

    ResponderExcluir
  3. Putts, eu adoraria ter um miniatura do Nautilus.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  4. Quero pelo menos a metade dos que estão aqui!!!! Bem legal...
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. ??? Não entendi, Ana. Eu nunca gostei de carros, não sei dirigir, se hoje eu ganhar um carro numa raspadinha eu vendo na hora. Mas AMO miniaturas ligadas a cinema e televisão. SEMPRE AMEI! São meus objetos de desejo. Enquanto as pessoas sonham com roupas de marca, jóias, carros, relógios de pulso e celulares, eu sonho com ESSAS MINIATURAS!!! VOCÊ sabe disso!!! Se eu tivesse dinheiro e morasse numa mansão, ia querer ter TODAS (bem, QUASE todas) essas miniaturas pelas estantes da casa!!!

    Até parece que você caiu de para-quedas no meu Multiply?!?!?!?! Nunca viu meus outros CINCO álbuns de miniaturas de cinema e TV não????? Ou nunca reparou??? :-P

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  6. E eu, Sílvia? E EU??? Fico aqui só me coçando, olhando pra essas miniaturas todas!!! Só tenho seis das que estão neste álbum mas adoraria ter muitas outras!!! Mas haja grana! E haja estante pra tanta coisa!!! Hehehe!

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  7. Quando eu era criança, sonhava em ter um Nautilus de verdade!!!! Hoje eu me contentaria com uma miniatura na estante da sala. :-))

    Abraços,
    Oz

    ResponderExcluir
  8. A idéia é essa, menina! Diversão, informação e um pouco de sonho.

    Não sei como é essa moto, só conheço uma outra pequenininha de uns 3 cm de comprimento, apenas com o Indy, sem o Prof. Jones. É da mesma coleção da Asa voadora nazista e do tanque de guerra. O tanque eu tenho, vou tentar fotografá-lo num diorama e depois coloco aqui.

    Aliás, de Indiana Jones, se eu pudesse, teria TUDO. De Indiana Jones e de "Tubarão"!!! :-))))))

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  9. e que é diorama?
    desculpa mas sou beeeem leiga mesmo.
    :)

    ResponderExcluir
  10. Aquela sua do Tubarão é a melhor de todas...Sempre que vou aí fico de olho cuuuuummmmpridoooooo querendo ter um igual....
    Quais são as seis? Só lembrei de 3...

    Bjkas

    ResponderExcluir
  11. Diorama é mais ou menos a mesma coisa que maquete. Enquanto maquete é apenas a miniatura de algo grande (veículo, pessoa, personagem, edificação), um diorama é a montagem de uma cena, de um momento de um filme.

    Dê uma olhada nas fotos do meu diorama da Cantina de Mos Eisley, de "Guerra nas Estrelas", aqui: http://ozlopesjr.multiply.com/photos/album/25

    Aliás, estou reformando a Cantina e em breve terei novas fotos pra mostrar aqui.

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  12. Ainda bem que consegui comprar aquele diorama do "Tubarão" (pra esclarecer melhor a Lua, que me perguntou sobre dioramas. o tubarão atacando o barco Orca reproduz uma cena do filme, portanto é um diorama) numa época de vacas gordas!!! Senão eu ficaria LOUCO!!! Afinal é o filme que mais amo na vida (falando nisso hoje eu revi mais uma vez, hehehe!).

    Mas além do diorama do "Tubarão", as outras miniaturas que eu tenho e que estão nesse álbum são o kit pra montar da Millennium Falcon pendurado no corredor, a TIE-Fighter do Vader perseguindo o X-Wing do Luke, o AT-AT e o Snowspeeder de "O Império Contra-Ataca", o tanque de "Indiana Jones e a Última Cruzada", e o Republic Cruiser e o PodRacer do Sebulba, ambos do "Episódio I - A Ameaça Fantasma".

    Na verdade são sete e não seis, já que o Snowspeeder que eu tenho não é na escala daquele que está aí em cima no álbum e sim um pequenininho, preso ao AT-AT como no filme.

    A Naboo Fighter, aquela nave amarela e comprida (a da última foto do álbum) que ficava presa na parede eu consegui vender neste sábado na feira da Pça. XV. Mas vou tentar vender o Republic Cruiser e o PodRacer do Sebulba também. Tudo em nome da reforma da Cantina de Mos Eisley, que está ficando mais legal a cada dia!!! :-))))

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  13. Eu me amarro nesse DeLorean, Oz!
    Ao contrário de você, adoro carros! Mas no sentido de adorar os modelos, as cores, enfim... desde pequenininha eu sempre gostei de carrinhos!!!
    Sei dirigir e amo! Me dá um prazer enorme entrar num carro e pegar a estrada ao som de músicas maneiras e boa companhia!

    Eu tinha uma coleção de MatchBox quando era pequena... depois nasceu meu irmãozinho e acabei dando pra ele!

    Meu namorado é um desligado. Não sabe nem nome de marca, nem modelos, kkkkkkkk... eu é que sempre digo pra ele.

    Gostei muito desse album!
    Sou apaixonada por miniaturas também!
    Tenho uma amiga que tem o busto do Darth Vader em casa... fico louca de vontade de ter um.
    Quando fui aos EUA, fui em uma loja que tinha tudo que era miniatura de tudo quanto era filme. Quase pirei... Acabei não comprando nada... meu ex-marido não me deixou... ia ser um prejú...!!!

    Amei o post!
    Gosto de ver o seu amor pelo cinema e pelas coisas que vem dele.
    Queria saber 1/10 do que você sabe de cinema!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu também!!!! Estes são meus. Estão pendurados no teto da sala, numa miniatura da Estrela da Morte, em cima da estante de CDs. :-)))

    ResponderExcluir
  15. Eu sou que nem seu namorado. Fora o fascínio que tenho por calhambeques e carros antigos (antigos MESMO, antes dos anos 40!), carro pra mexer comigo tem que ter a ver com cinema ou seriado de TV! Se não tiver, não me interessa.

    Já te disse que nem sei distinguir marcas e modelos, né? Se alguém diz que vem me pegar de Vectra, Palio ou Corsa, eu só peço pra me dizer qual a cor do carro e pra acenar quando chegar. Não faço a mais remota idéia da diferença entre um e outro - e nem faço questão de saber. :-P

    Quando criança eu tinha uns Matchboxes também, mas um amigão de infância (que hoje é meu compadre) tinha gavetas e mais gavetas de Matchboxes!!! Pra você ter uma idéia, até hoje ele ama carros como eu amo cinema. ;-)

    E não sei dirigir. Mas confesso que ADORARIA poder pilotar a Millennium Falcon e sair por aí... hehehe! ISSO SIM é que é veículo de verdade pra mim!!! Hehehe!

    E um dia ainda vou construir uma réplica em tamanho natural do ORCA, o barco do Quint em "Tubarão"!!!! É um dos meus sonhos de infância que alimento até hoje! SOU LOUCO POR AQUELE BARCO!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Qualquer réplica em miniatura de filme que eu gosto é meu vício!!! Depois de adulto, comecei minhas coleções com as naves em MicroMachines (divisão da Galoob) de "Star Wars" (essas que estão penduradas no teto da sala, que eu falei aí em cima, por exemplo). Os personagens, pra caber dentro das naves têm 1CM DE ALTURA!!! Hehehe!

    Em seguida comecei a comprar uns bonecos de vinil de 10 polegadas (cerca de 26cm de altura) da Applause, e hoje tenho 21 deles: Vader, Han Solo, Chewbacca, Palpatine, Boba Fett, R2-D2, Luke, Leia, Lando, Tusken Raider, Wedge Antilles, Greedo... todos perfilados na estante da sala na frente das enciclopédias (outra mania minha).

    Mas fora esses de 10 polegadas, gosto mesmo é de fazer cenas, dioramas, com os bonecos. Acho uma bobagem ter um monte de boneco enfileirado na estante ou dentro de gavetas. O legal - na minha opinião - é reproduzir (ou satirizar, coisa que ADORO FAZER!) cenas de filmes!!! Por isso esse meu empenho na reforma da Cantina de Mos Eisley!!! Quando ficar totalmente pronta vou fazer um novo álbum pra botar aqui no Multiply e chamar alguns amigos pra participar da "reinauguração". ;-)

    E obrigado pelos elogios, Renata! Assim como você gosta de ver meu amor pelo cinema e pelos seus derivados, eu ADORO ver os amigos freqüentando aqui e deixando recados e comentários!!!! :-))))))

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  17. Uma coisa que ninguém comentou - e talvez nem tenham notado - foi essa miniatura d"O Encouraçado Potemkin", filme mudo em p&b de Sergei Eisenstein, feito em 1925 e até hoje considerado um dos 5 melhores filmes de toda a História do cinema e uma aula de montagem.

    Baseado num fato verídico, uma revolta de marinheiros no porto de Odessa em 1905 contra os descasos do Czar com a população, o filme é um marco da sétima arte e sempre presente nas cinematecas e nas faculdades de cinema. Mas eu jamais poderia imaginar que um dia fariam uma maquete do próprio Potemkin!!!!!

    Acho sensacional quando as fábricas de brinquedos se preocupam não só em lançar miniaturas dos blockbusters norte-americanos do momento, mas em também fazer modelos de clássicos como "Viagem à Lua", de Georges Méliès ou "No Tempo das Diligências", de John Ford!!!

    Isso, acima de tudo, É CULTURA!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Ai, Oz... eu gostaria muito de ver esse filme!
    Eu tenho muitos livros do Stephen King e Christine é um deles e um dos meus favoritos. Já li e reli várias vezes!
    Nunca consegui encontrar em locadoras...

    Ah.. by the way...
    Falei do meu namorado...
    Ele esteve aqui em casa e adorou os seus posts.
    Ele é ator de teatro e adora tudo relacionado a arte, ao cinema, ao teatro, enfim...
    Você bem que poderia adicioná-lo!
    Seu nome é Lucas e seu ID llucass. É só ver lá nos meus posts! Ele está em quase todos.
    Acho que vocês vão se dar muito bem!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  19. Renata, acredita que eu comprei o livro do King na época do lançamento (1983), assisti o filme do John Carpenter umas duas vezes no cinema e nunca tinha lido o livro???

    Só fui pegar no livro de novo há uns dois meses, quando montei aquele álbum de "Sonhos sobre rodas", com carros de cinema, e achei umas fotos fantásticas do Plymouth Fury 1958 de uns colecionadores americanos. Aí bateu uma vontade doida de rever o filme e ler o livro. Devorei o livro em poucos dias, ouvindo rockinhos dos anos 50 e 60 e há duas semanas consegui pegar o VHS numa locadora pra rever o filme.

    Hoje, depois do ORCA de "Tubarão", esse "Christine" em metal e escala 1:18 é a miniatura que mais sonho em ter!!!!!!!!

    Pede pro teu namorado deixar algum comentário por aqui.

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  20. Uma dica, Renata: a cópia que eu peguei de "Christine" do John Carpenter foi na Cavídeo na Cobal do Humaitá. Só tem em VHS, não foi lançado em DVD no Brasil. E talvez você encontre também na locadora do Estação Botafogo, na Voluntários da Pátria, ao lado do metrô.

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  21. Maneiríssimo!
    Eu vi uma atração em Orlando que foi bem legal.
    Faz muito tempo e não me lembro direito, mas me lembro que fiquei impresionada e tenho uma foto tirada com a minha cabeça dentro da boca do Tubarão... sinistra!!!
    :-)))

    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se as miniaturas dessa pag ....estão à venda?
    fer_hal9000@bol.com.br

    ResponderExcluir
  23. Certamente estão à venda, Fernando! Em vários sites da internet. Eu apenas compilei as fotos e as coloquei aqui neste álbum. Como costumo dizer, sou colecionador mas como às vezes me falta o dinheiro, o que me resta é colecionar as fotos dos objetos de desejo, hehehe!

    Lamento decepcioná-lo, mas não sou vendedor. A não ser pelos objetos expostos no meu álbum GRANDE VENDA! (onde TUDO está à venda SIM!), tudo mostrado aqui e nos outros álbuns são apenas uma mostra do que existe no mundo das coleções e dos colecionados como eu. ;-)

    ResponderExcluir