terça-feira, 2 de novembro de 2004

2º FESTRIO - 1985




2º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA, TV E VÍDEO DO RIO DE JANEIRO - De 21 a 30 de novembro de 1985.

Capa do catálogo de Fernando Pimenta (foto 1)

* * * * * * * * * *

O 2º FestRio aconteceu no mesmo lugar e da mesma forma que o primeiro. E eu estava lá, trabalhando novamente como controlador de acesso do Mercado de filmes (fotos 2 e 3). Só que para mim, não tinha o mesmo sabor do ano anterior. Eu estava sozinho, não tinha mais a Cristina, e se não me engano, nem tinha mais a "Folha do Festival/Festival News" onde ela tinha trabalhado em 84. Foi um festival um tanto melancólico para mim.

Trabalhei com uma equipe bacana, com várias meninas lindas, charmosas, inteligentes e interessantes (fotos 4 e 5), porém não "rolou" nada. A única coisa que ganhei foi a amizade da Soraia (a da frente na foto 6), que mais tarde foi minha professora de fotografia.

Entretanto a oferta de filmes desse segundo ano foi excelente. Talvez não em quantidade como são os festivais de hoje em dia, mas em qualidade. O filme de abertura foi "Ran", de Akira Kurosawa, a versão do "Rei Lear" de Shakespeare transposta para o Japão feudal (foto 7). A sessão de gala foi à noite, novamente no Cine Veneza, na avenida Pasteur (que continua fechado até hoje). Porém eu consegui assisti-lo no cine-teatro do Centro de Convenções do Hotel Nacional, pela manhã do dia 21 de novembro. Além do filme - extraordinário -, a cópia e a projeção me impressionaram e me marcaram muito. Até hoje lembro nitidamente do ruído do trote dos cavalos sobre a grama na cena de abertura, a caça ao javali (foto 8). Não parecia que eu estava num cinema, mas sim participando da caçada, de tão nítidos que eram os sons.

Os convidados do 2º FestRio foram muitos e de várias partes do mundo. Para compor o júri de longas-metragens vieram o ator italiano Gian Maria Volonté (foto 9), o diretor chileno Miguel Littin, a atriz francesa Bernadette Lafont, o escritor angolano Luandino Vieira, a atriz e diretora brasileira Norma Bengell e o produtor Luís Carlos Barreto presidindo o júri. Além destes, também fazendo parte do time, a atriz Ellen Burstyn (foto 10) - mais conhecida como a mãe da endemoniada Regan de "O Exorcista" - distribuía autógrafos (e eu peguei, como pode ser visto na foto 11). E o simpático diretor húngaro István Szabó, de "Mephisto", bateu um papo com sua "tiete", nossa querida jornalista Susana Schild (foto 12). Szabó trouxe seu último trabalho para o 2º FestRio, o contundente "Coronel Redl", com o ótimo Klaus Maria Brandauer (foto 13).

Convidada para a Mostra Olhar Feminino, a bela diretora norte-americana Susan Seidelman deu o ar de sua graça (foto 14) e participou de um debate com o públicoo após a exibição de seu "Smithreens" ("Estilhaços"). Susan é mais conhecida por ter dirigido o filme "Procura-se Susan Desesperadamente", com Madonna, Rosanna Arquette e Aidan Quinn.

Entre os filmes mais interessantes do 2º FestRio estavam os brasileiros "Brás Cubas", de Júlio Bressane, com Luís Fernando Guimarães, Bia Nunes, Regina Casé, Ankito e Karen Accioly (na foto 15), baseado no livro de Machado de Assis, e "Nem Tudo É Verdade", de Rogério Sganzerla, com o músico Arrigo Barnabé encarnando o cineasta Orson Welles no episódio que este viveu no Brasil dos anos 40 (foto 16). Outro destaque foi para o filme "Frida", do mexicano Paul Leduc, bem diferente da recente versão hollywoodiana com Salma Hayek e bem mais fiel às raízes culturais da pintora latina (foto 17). Além disso teve "A História Oficial", de Luiz Puenzo, com Norma Aleandro; mostras em homenagem a Daniel Schmid, Manoel de Oliveira e Nikita Mikhalkov, com exibição de suas obras-primas "Cinco Tardes" e "Peça Inacabada Para Piano Mecânico". E nas pré-estréias do cinema americano vimos "Mishima", de Paul Schrader, "Rumble Fish", de Coppola, "Silverado", de Lawrence Kasdan, e "Picnic na Montanha Misteriosa" de Peter Weir.

O 2º FestRio terminou com um belo e envolvente filme do argentino Fernando Solanas, "Tangos, o Exílio de Gardel", com Marie Laforet, Miguel Angel Sola e o francês Philippe Leotard (fotos 18 e 19).

Porém eu terminei o festival com um pequeno grande filme gravado para sempre na memória. "O Estado das Coisas", de Wim Wenders, foi exibido na Mostra Geração Bruni Ipanema / Midnight Movies (no cinema de mesmo nome, em frente Praça Nossa Senhora da Paz, hoje fechado) 5 vezes e eu vi todas as cinco. Sendo que só estava programado para passar quatro vezes. A quinta foi para cobrir um filme que não veio. E eu estava lá. Em transe, hipnotizado pelo filme. E tanto enchi o saco do gerente do Bruni Ipanema que consegui o poster original em francês no final do festival, "L'Etát des Choses" (foto 20), que ficou muitos anos pendurado aqui no meu quarto, entre "O Amigo Americano" e "Paris, Texas". Simplesmente me apaixonei pelo filme de Wenders, por suas imagens em preto e branco (fotos de 21 a 26), pela sua trilha sonora. Foi filmado na costa de Portugal, sobre uma equipe de cinema que tenta terminar um filme de ficção científica barato com um mínimo de liberdade criativa, sem a ditadura dos produtores. Um filme extremamente melancóico, que discute o cinema, a ficção, as narrativas e a condição humana diante do sistema. Minha frase pode até parecer lugar-comum, mas é sobre isso mesmo. E é um filme que eu jamais esqueci.

E assim termina meu relato sobre o 2º Festival Internacional de Cinema, TV e Vídeo do Rio de Janeiro, ocorrido entre 21 e 30 de novembro de 1985. Em breve, o 3º FestRio!!! ATÉ 1986!!! :-)

* * * * * * * * * *

P.S.: TODAS as fotos postadas aqui, com exceção dos posters de filmes, do catálogo do festival e das fotos onde apareço são de minha autoria e não devem ser reproduzidas sem a minha expressa autorização. Obrigado.

6 comentários:

  1. Gostei bastante de poder sobrevoar essas fotos-mem�rias!

    :-)

    Abra�os e tudo de bom,

    William

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, estamos ficando velhos! Mas o grande barato � que s�o mem�ria do que vivemos, n�o? Nessa altura do campeonato j� podemos dizer que participamos da hist�ria, n�o estudamos essa hist�ria!
    Parab�ns pelas fotos e pelas mem�rias, obrigado por compartilh�-las.
    Abra��o!

    ResponderExcluir
  3. s� me lembro bem do Rumble Fish, e Mephisto esse ultimo com aquele ator maravilhos alem�o......mas esse ano ainda n�o estava no Rio:-(((
    bela galeria OZ!!!
    beijinsss

    ResponderExcluir
  4. vc tem esse filme? gostaria de assistir.....adoro ele, e Grande Otelo est� fazendo aniversario, n�o �?

    ResponderExcluir
  5. Tenho não, Mônica. Mas acho que existe em VHS. É bem legal! E o Arrigo tá perfeito de Orson Welles jovem!

    ResponderExcluir