quinta-feira, 25 de novembro de 2004

TV PIRATA






De 5 de junho de 1988 a 31 de julho de 1990, sempre às terças-feiras, às 21:30. Mais tarde, em 1992, de 21 de abril até o fim do ano, mensalmente.

Direção: Guel Arraes
Roteiro: Cláudio Paiva, Mauro Rasi, Luís Fernando Veríssimo, Patrícia Travassos, Vicente Pereira, Pedro Cardoso, Felipe Pinheiro, Humbert, Bussunda, Cláudio Manoel, Reinaldo, Hélio de La Peña, Beto Silva, Marcelo Madureira, (e após o 2º ano) Laerte, Angeli, Glauco
Elenco: Regina Case, Luiz Fernando Guimarães, Deborah Bloch, Diogo Vilela, Cláudia Raia, Guilherme Karan, Louise Cardoso, Ney Latorraca, Cristina Pereira, Marco Nanini, (após o 2º ano) Pedro Paulo Rangel, (no último ano) Denise Fraga, Antônio Calloni, Marisa Orth, Otávio Augusto, Maria Zilda


* * * * *

O que é, o que é? É um programa de humor, mas: não apela para o riso fácil em cima de minorias marginalizadas, não se restringe à verborragia do humor radiofônico, nem se sustenta no carisma de um único comediante. Um programa bastante singular e fora dos padrões... não é à toa que ele se chama TV Pirata.

Anunciado a princípio como o legítimo humor de vanguarda por uns, combatido furiosamente por gente como Sandra Cavalcanti e Ferreira Neto (que o chama de “lixo”, “leviano” e “monte de sujeira”), o programa chega ao ano 2 muito bem obrigado. Embora tenha perdido um pouco do pique do primeiro ano, ele continua sendo o único humorístico da TV a acrescentar algo ao gênero.

“O TV Pirata é o resumo do humor irreverente feito nos últimos dez anos no Rio e em São Paulo, desde o ‘Asdrúbal Trouxe o Trombone’ até o pessoal da ‘Casseta Popular’ e ‘Planeta Diário’, sintetiza o diretor Guel Arraes. Depois de duas novelas de Janete Clair, três de Sílvio de Abreu (em co-autoria com Jorge Fernando) e do cult-seriado ‘Armação Ilimitada’, Guel tem uma bagagem perfeita para capitanear esta nau dos insensatos. Aliás, segundo ele “o programa é uma mistura do ‘Armação’ com as novelas-chanchadas que fiz com o Jorginho, tanto em forma como em conteúdo”. Justamente os programas que questionavam de forma criativa os vícios da linguagem televisiva. E o primeiro passo na valorização do ‘visual’.

É fácil perceber essa preocupação com a parte visual do programa, desde os cenários e figurinos até a edição e os efeitos eletrônicos. Tudo isso a serviço de uma linguagem-síntese dos vários formatos televisivos produz momentos originais como “Oscarzinho, o Funcionário Fantasma Camarada”, um “desenho animado” interpretado por Pedro Paulo Rangel e Guilherme Karan.

A equipe de redatores por sua vez ajuda a realçar a originalidade do TV Pirata em relação aos seus concorrentes. É aquela síntese das tendências do humor nos últimos anos, incluindo o besteirol, as publicações independentes, as HQs paulistas e até o veterano Luís Fernando Veríssimo. “Contudo, apesar de uma forma mais sofisticada, eles mantêm um gosto pelo escracho popular, pela piada de colégio, de botequim, o que é essencial para haver identificação com o público, ainda mais se a linguagem, for retrabalhada, tornando a piada sempre nova”, explica Guel.

Enfim, o maior mérito do TV Pirata é o fato dele desenvolver uma visão crítica sobre o meio que o veicula: a televisão. Enquanto os autores da velha guarda ficavam entre o pastelão, a ridicularização do grotesco ou a sátira política e social, os piratas globais atacam a forma através do nonsense e da paródia de novelas, seriados, filmes, telejornais, anúncios, pronunciamentos e debates populares. Ao fazer isso, eles denunciam a necessidade de repensar os vícios e cacoetes dos gêneros mais acomodados, abundantes nas programações. Sem esquecer que, acima de tudo, o TV Pirata é uma grande brincadeira. “Uma brincadeira de, com e sobre a televisão”, diria Guel Arraes.

“Televisããão”, diria o velho e bom Barbosa.

Oswaldo Lopes Jr.
(Jornal VERVE nº 25, julho de 1989)


* * * * *

Escrevi este texto em 1989 para o jornal VERVE e hoje me bate forte a saudade do TV Pirata, na minha opinião o melhor humorístico já produzido na televisão brasileira. Sem esquecer programas fantásticos e inovadores como “Satiricon” ou “Faça Humor Não Faça a Guerra”, o TV Pirata chacoalhou e revolucionou a programação dos anos 80 de forma só comparável a seu “quase irmão” (já que também era filho do mesmo “pai”, Guel Arraes) “Armação Ilimitada”, ouso dizer a melhor série brasileira já feita.

Entrevistei Guel Arraes para fazer a matéria e ele me convidou a assistir dois dias de gravação do TV Pirata, nos estúdios de Renato Aragão, na Barra da Tijuca. Conheci o elenco, tirei fotos dos esquetes e tive o privilégio de assistir ao vivo à criação das piadas que faziam a minha alegria no final dos anos 80.

Alguns quadros estão na nossa memória até hoje: Combate, As Presidiárias, Perdidos no Espaço, A Coisa, Piada em Debate, Super-Safo, TV Macho, Casal Telejornal, Hospital Geral, Campo Rural, Esporte Esportivo, Detetive Pestana, Shirley e Euclides, Os Super-Heróis. Mas o maior sucesso do TV Pirata, foram as suas novelas, em especial a hilariante Fogo no Rabo, uma insana paródia da novela “Roda de Fogo” (86), onde se destacavam Luiz Fernando Guimarães como o empresário canalha Reginaldo (sempre acompanhado da canção de Rosana, “como uma deuuuuusaaaaaaaaaa!!!!...”), Deborah Bloch como sua noiva Natália, Guilherme Karan como o deformado capanga Agronopoulos e Ney Latorraca num de seus melhores momentos, na pele do velho babão Barbosa. A programação novelística do programa seguiu com a trama rural Rala-Rala, com Luiz Fernando fazendo o Índio Cleverson, A Perseguida e Diana, os Diamantes Não São Para Comer.

Ganhador do Prêmio APCA de melhor humorístico de 1988, o TV Pirata sofreu um hiato de dois anos e nos deixou a ver navios definitivamente em 1992. Não sem antes fazer um grande estardalhaço com a morte do querido Barbosa, de Fogo no Rabo e dedicar um programa inteiro para desvendar o hediondo crime.

Há mais de três anos a Globo vem prometendo um DVD com os melhores momentos do TV Pirata aos seus saudosos fãs, e nada disso sair. Parece mesmo que a vênus platinada não sabe mesmo lançar suas séries no mercado. Ao invés de lançar boxes de temporadas completas de “Os Normais”, “A Grande Família” e outras séries de sucesso, pingaram esparsos DVDs avulsos com “melhores momentos”, enquanto o público espera avidamente e clama na internet e em cartas e e-mails por TODOS os episódios de seus seriados favoritos. Infelizmente parece que os piratas do humor global serão condenados aos calabouços do Centro de Documentação da Rede Globo ainda por muito tempo.

Enquanto a “anistia” não chega, vamos matando as saudades com esta galeria de fotos...

27 comentários:

  1. Voce me fez voltar no tempo com este post...
    Muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Oz, como é que eu escrevo sobre seus posts sem usar palavras como saudade, que maravilha ou fantástico? (Não o programa dominical, que fique bem claro!)
    Abraços,
    Ricardo

    ResponderExcluir
  3. Porra, saudades das quadras 3 e 4 do Piraque

    ResponderExcluir
  4. C@R@#%0, ANDRÉ!!!!! Faço um grande post sobre o saudoso TV Pirata - um programa que eu "pensava" que a maioria gostava, como eu -, com um velho texto meu, exclusivo, cheio de fotos raras, e você vem me falar de quadras do Piraquê???????? VÁ COMER BISCOITO!!! :-P
    :-)

    ResponderExcluir
  5. Tostines ou Piraquê ?????



    :-)))))))))))))

    ResponderExcluir
  6. Não perdia um!!! Com certeza estes DVDs já estão na minha lista :-P Vou conferir as fotos pra matar as saudades :-)
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oz, TV Pirata foi mesmo um marco. Não entendo porque esse programa não continuou, e, já que não continuou, não entendo porque não é reprisado, como reprisaram trocentas e catorze vezes o Agente 86, ou Chaves (tudo bem, não era a Globo, mas eles reprisaram não sei quantos programas dos argh!Trapalhões)...
    Podiam, pelo menos, lançar logo esse prometido DVD com todos os episódios.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Aaaaaaahhhhhhhh, o Multishow vai reprisar a TV Pirata e a Armação Ilimitada, a partir de Janeiro...!

    Juba e Lula, ho!
    Reginaldo...!
    Como uma deusa...

    ResponderExcluir
  9. Barbosa e Tonhão para mim eram imbatíveis! Eles bem que podiam reprizar né?

    Beijinhos OsWaldo!rs

    ResponderExcluir
  10. Começaram a reprisar agora, em janeiro, no Multishow, Eliane! Junto com outro grande clássico, "Armação Ilimitada".

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Cara, isso é um tesouro! Onde você conseguiu?
    E o DVD, será que sai?

    ResponderExcluir
  12. a gente nunca esquece, hahahaha, o bom é q nem é ela q usa, né?!
    Muito bom, adoro Tv pirada, tenho o DVD me acabo de rir.

    ResponderExcluir
  13. Barbosa entrou para a História...Um ícone ----beijão!!!!!! ãããooooo

    ResponderExcluir
  14. Saudades deste programa!
    PArabéns pelo album e pela deliciosa lembrança.
    Vou "linkar", ok?
    Abs
    Sonia

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pelo link, Sonia!!!

    E realmente o TV Pirata é algo que deixou muitas saudades!!! Um só DVD não basta. A Globo deveria lançar tudo num box!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. É mesmo muito bom, Saphira! Eu sempre revejo. :-)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. O Barbosa deveria ser tombado pelo Parimônio Nacional, Eliane! Hehehe!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  18. Eu não tenho o DVD mas tenho o primeiro ano completo do TV Pirata, menina! Sempre tô revendo. ;-))

    Beijos e obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  19. Bem, Fred... demorei demais a te responder e o DVD já saiu faz tempo agora. :-P

    Mas as fotos eu guardei de uma revista Veja e uma Revista de Domingo do JB do fim dos anos 80 e as últimas eu mesmo fiz quando estive no estúdio, assistindo às gravações do TV Pirata à convite do Guel Arraes. ;-)

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  20. "Não te disse amor que aprender isso ainda ia servir pra alguma coisa?"

    ResponderExcluir
  21. Pelo menos foi com esse nome que meus pais me batizaram.

    ResponderExcluir
  22. Pra mim essa ainda é a melhor de todas as piadas do TV Pirata!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Era sensacional, né, Juliana? Eu tenho o primeiro ano COMPLETO gravado em VHS!!!!! Tenho que passar isso URGENTE pra DVD!!!!

    ResponderExcluir