sexta-feira, 26 de novembro de 2004

ÁLBUNS DE FIGURINHAS




Mais uma vez preocupado com a arqueologia cultural e a memória deste país, escaneei alguns álbuns de figurinhas que colecionei na infância. Não posso precisar a data de todos eles, mas sei que foram publicados entre 1965 e 1978, sendo que a maioria é da primeira metade da década de 70.

1. Mundo Animal (Editora Abril), com 246 imagens tiradas da enciclopédia “Os Bichos”, também da Editora Abril.

2. Ciências (Editora Vecchi), da série “Os Livros de Ouro da Juventude”, abrangendo assuntos como o universo, flores e plantas, animais e o corpo humano. Com 287 desenhos e gráficos explicativos.

3. Festival Hanna Barbera (Editora Vecchi, imagens copiadas do site http://www.hannabarbera.com.br/hb.php ), com os principais personagens criados pela dupla William Hanna e Joseph Barbera para os desenhos animados.

4. Galeria Disney (Editora Abril, imagem copiada da internet), com os principais personagens de Walt Disney.

5. Festival Disney (Editora Abril, 1975), com 210 imagens de desenhos animados de Walt Disney, como Branca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio, Dumbo, Uma Aventura de Donald, A Espada Era a Lei, Cinderela, Peter Pan, Mogli e Mickey Alpinista.

6. Disneylândia (EBAL - Editora Brasil América, provavelmente do final dos anos 60), com 50 fotografias e texto sobre o parque de diversão de Walt Disney na Flórida. Já vinha com todas as figurinhas, para recortar e colar no álbum.

7. Moby Dick (EBAL - Editora Brasil América, provavelmente do final dos anos 60), com 48 desenhos e texto adaptado do romance de Herman Melville. Já vinha com todas as figurinhas, para recortar e colar no álbum.

8. Guerra nas Estrelas (Editora Abril, 1978), com 234 fotos do filme de George Lucas. O primeiro de vários álbuns de figurinhas baseados na saga da família Skywalker.

9. Restos mortais de um álbum de variedades – Vila Sésamo, atrações da TV, raças de cães e gatos, o circo, etc. – que se perdeu em alguma mudança de apartamento, há algumas décadas atrás. Sobrou apenas esta página e outra, ambas recortadas. Se alguém conseguir identificar que álbum é esse, por favor, me ajude!

16 comentários:

  1. Oswaldo,

    mandou bem pacas!!!

    Eu tenho também alguns albuns. Desses daí que vc postou tenho o Mundo Animal, Galeria Disney, Guerra nas Estrelas e Moby Dick. Esse último é interessante pois era uma coleção da Ebal como vc bem disse, mas não creio que eram do fim dos anos 60, mas sim por volta de 74. Minha mãe os comprava na Sears, em Botofago. dessa coleção tem aqui mais uns 5.

    Valeu mesmo!!!

    :-))))))))

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Fala OZ! Caramba, alguns desses eu lembro bem. Deviam de ser da minha irmã, mas o fato é que eu lembro que tinha lá em casa quando eu era pequeno. O Galeria Walt Disney era idêntico a esse que você postou e estava completo. Agora, já o Mundo Animal, eu acho que foi relançado mais "moderno" na década seguinte, porque quando eu era pequeno (década de 80), lembro que "O Mundo Animal" foi um dos primeiros álbuns que eu consegui completar, e a capa era diferente (era laranja, e se não me engano, tinha um bicho enrolado, tipo aqueles insetos que viram uma bolinha. O que lembro bem é que era Laranja.) Ah, esse "Personalidades da TV" também tinha lá em casa. Nem sei o que foi feito desses Álbuns (nossa tinha vários da década de 80... Pega Pega, Monstros, Retorno de Jedi, etc...). Vou ver se acho eles perdidos em algum baú na casa da minha mãe. Abração!

    ResponderExcluir
  3. CARACA!!!
    Que saudades!

    Esse eu tive! E a figurinha mais difícil nessa época, era uma da Maga Patalógika!!! hahahahahahah

    ResponderExcluir
  4. Cara, que viagem....
    Parece que to voltando no tempo!!!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei ver todos os albuns, que maravilha, tenho alguns destes ainda aqui em casa como esse aí em cima e o da Guerra nas Estrelas, na verdade alguns foram passados para mim pelo meu tio que é um pouco mais velho que eu, adorei relembrar :-)
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Que bonitinho! Não me lembro de ter tido esses! Tinha álbum de menina: Amar é!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal Oz!! Lembrei da época do Angelorum!!! Principalmente o Disney.. Lembra q nego dava uma fortuna pela foto da "Baleia" do Pinóquio!?!?

    Valew!

    BE HAPPY!

    Feliciano.

    ResponderExcluir
  8. Também tive este, pena que perdi quando mudei de ap. Foi o único álbum que consegui completar, tava cheinho e super conservado. Foi uma pena ele ter desaparecido. :(

    ResponderExcluir
  9. Emocionante rever essas imagens. Mexeram comigo!!!
    Não completei esse álbum porque faltou uma figurinha: a da hárpia.
    Já o Álbum de Ciências e o do Walt Disney eu completei.
    E aqueles ábuns cujas figurinhas eram discos de metal ? Quando completávamos ficava pesadão!
    Abraços a todos os saudosistas inveterados (como eu).

    ResponderExcluir
  10. Lembra da dificuldade de conseguir a Baleia na Galeria Disney?

    ResponderExcluir
  11. Chato.....completei um bem anterior a esse.....uia! sensação de q o tempo anda mais rápido q minhas lembranças.....saudades

    ResponderExcluir
  12. Fiz muitos desses tambem esse...Ce eh velho hein? rsrsrs...

    ResponderExcluir
  13. Cheguei a ter dois álbuns de figurinhas que foram editados pela Abril: "A Turma da Mônica" (1979) e "A Turma HB (Hanna-Barbera)" (1980).

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho o album da disney, da copa de 80 e os de chapinha comigo. Se vc quiser publicar estes álbuns scaneados no meu blog que é www.hannabarberashow.blogspot.com eu ficaria muito contente. Tenho 2 álbuns da Hanna Barbera já no blog. Qualquer coisa entra em contato no meu e-mail que é paulolanzuolo@yahoo.com.br Tem 2 colecionadores que scanearam e eu postei no blog. Fico no aguardo!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá, sou colecionador de gibis, revistas e álbuns de figurinhas desde a década de 30 em diante....e com relação ao álbum perguntado devido a estar rasgado, é A VIDA EM CORES...dos anos 70, com artistas de novelas, comediantes, programas de tv, desenhos, etc. Raridade. Grande abraço e aproveito para deixar meu endereço do blog se for possível http://tvalenhaschmidt.blogspot.com

    ResponderExcluir