domingo, 21 de novembro de 2004

COMPACTOS


Primeiro disco do Capitão Aza & Martinha - astros máximos de TV de quem foi criança na primeira metade dos anos 70 -, com as canções "ABC" e "Sideral".

Em nome da arqueologia cultural dos anos 60, 70 e início dos 80, escaneei as capas e contracapas de alguns dos principais compactos simples e duplos que fizeram a trilha sonora da minha infância e adolescência. Acredito que quem nasceu depois de 1980 não saiba o que é isso. Compactos eram pequenos discos de vinil de 18 centímetros de diâmetro, com músicas e outros sons gravados, que a gente colocava na vitrola ou na eletrola para ouvir. Agora, se quiser saber o que é vitrola ou eletrola, por favor, pergunte aos seus pais ou consulte uma enciclopédia. :-P

Já os meus contemporâneos, tenho certeza de que também curtiram alguns desses discos no passado. Clicando nas imagens, verão as capas mais detalhadamente além de informações sobre as gravações e listas de músicas.

Quero ver se alguém com mais de 35 anos passa impunemente por esses discos. ;-))

43 comentários:

  1. Agillllllldinhooooooooooo!!!!
    Boa notteeeeee!!!!

    :)
    hahahahahahahah eu tenho os dois do Topo Gigio!!!!!

    ResponderExcluir
  2. CARA!!!!

    Eu tenho quase todos dessa coleção!!!
    O primeiro é o MOgli!!!!

    ( pior de tudo... ainda sei muitas das musiquinhas que tinham nesses disquinhos... !!!!!!)

    ResponderExcluir
  3. Mas olha, eu acho que antes de 75 já tinha isso, hein?
    Mogli pelo menos é de bem antes....

    ResponderExcluir
  4. Paranáááááá
    Paranáááááá
    Paranáááááá
    Paranáááááá
    Paranã nã ....

    hahahahahaha Lembro que na escola, a gente cantava essa música assim.... hahahahahahahahahahah




    ResponderExcluir
  5. Não sabia que tinha outro, Drika. Só conheço esse que eu tinha mesmo. :-)

    ResponderExcluir
  6. Com certeza essa coleção era mais antiga, mas esse que eu tenho é de 75, tá escrito no selo. ;-)

    ResponderExcluir
  7. definitivamente, oz, vc é o melhor condutor dessa navilouca que vai e volta no túnel do tempo!!!
    essa aqui deve ter sido um dos primeiros exemplares de música-chiclete que se instalou, de forma permanente, na minha memória besteirol/musical...
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Bom eu nasci em 83 mas lembro sim. Hehe até porque eu tinha um que era vermelho com musiquinhas de quando era criança, lembro q era uns ratinhos q cantavam e contavam ao mesmo tempo várias histórinhas.
    Sempre que eu comento sobre isso ninguém sabe o q é. :(
    Felizmente senhor Oz puxou isso lá do fundo do baú e com grande estilo pq eu nem sabia q haviam tantas coisas nesses discos tão pequenos.
    Enfim, abraços.

    ResponderExcluir
  9. Nossa..... que saudades disso, menino!!!!!
    Mogly, Mary Poppins, Cinderela, A bela Adormecida, Pedro e o Lobo, Pinóchio, Branca de Neve, Aristogatas, Os cento e um Dálmatas, Bambi!!

    Aaahhhh eu chorava tanto quanto matavam a mãe do Bambi!!!! hahahahaha
    Que saudades|!!!!

    Feliz de nós que tivemos Topo Gigio e Walt Dinsney!

    ResponderExcluir
  10. e o que era a voz dessa mulher?!
    heeeeeeeeathcliiiiiiiiiiiifff...

    ResponderExcluir
  11. Isso aí­ eu já tenho em CD, Carmen! No disco Tudo a Ver, lançado em 2001 pela Som Livre, com 25 temas de programas antigos da Globo. Quem sempre foi telemaní­aco como eu não pode deixar de ter! E a propósito, tô ouvindo agora, hehehe!...

    E obrigado pelo elogio! ;-))

    ResponderExcluir
  12. Do Meco eu tenho a versão "discotéque" de "Guerra nas Estrelas". Agora em CD. ;-))

    ResponderExcluir
  13. Lembra do anúncio do cigarro Hollywood com o planador? Pois é... essa era a música! Foi um tremendo sucesso na época!

    ResponderExcluir
  14. Oswaldo,

    eu ainda tenho algo dessa coleção aqui...

    :-))))

    Gostei do post!

    Abs

    ResponderExcluir
  15. Até Swat...quem é essa Janete?Caramba...rs. Martinha? Tô passada aqui com a sua coleção bizarra. E rindo muito também...

    ResponderExcluir
  16. maravilhosa!uma de minhas predileções.
    nem todo BUSH é babaca! essa é fodona!

    ResponderExcluir
  17. Eu tinha montes de historinhas de vinil, acho que não era walt disney, não sei.. Lembro de “el gato con botas”, “pulgarcito”.. o meu preferido era “el ruiseñor y el emperador”.

    adorei ter lembrado.

    ResponderExcluir
  18. Hahahaha, se as coisas esquentassem perigava dar um porradão da vitrola e arranhar o disco !!!!

    ResponderExcluir
  19. Caramba!!! Vc tem o compacto de "Whutering Heights"!!!
    Eu simplesmente AMOOO essa música, tanto a versão da Kate Bush quanto a do Angra, e gosto muito de usá-la pra estudar canto!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  20. Ozlo! suas reliquias - maravilhosas.
    um beijo e vou acionar voce; rapidamente, Luci

    ResponderExcluir
  21. Caramba...
    Continuo achando que eu fui a única criança que teve um LP que contava a história de Caramuru e Bartira ?!?!?!?!

    ResponderExcluir
  22. Que coleção eclética! :)
    Os compactos eram muito legais, a gente acabava ouvindo milhões de vezes a mesma música...

    ResponderExcluir
  23. Ah... vim até aqui p/ conferir sua dica do Capitão Aza e vejo quem encontro!!!
    Amava este ratinho... ah... que delícia que o programa... : )

    ResponderExcluir
  24. Ainda estou decidindo de rio ou choro...

    [rs]

    ResponderExcluir
  25. Oz!!! Eu tenho o do Topo Gigio, o sa SWAT tb.
    mas o da Kate, eu tenho o vinilzão mesmo, que disco!!!!!

    Ela eu beijava na boca! Huahuhuahuaaaa.....

    ResponderExcluir
  26. UAU!!!!! Queria poder fotografar isso, Andrea!!! Hehehe!

    Só achei curioso que NINGUÉM comentou os compactos do Capitão Aza!!!... :-(

    Beijão!

    ResponderExcluir
  27. Amigo, tenho um filho de um ano e meio e tenho interesse em comprar estes disquinhos (se você tiver interesse em fazer um preço acessível, claro!). Você poderia me ligar? Fone (11)9157-9935. OBrigado.

    ResponderExcluir
  28. Amiga, tenho um filho de um ano e meio e tenho interesse em comprar estes disquinhos (se você ainda tiver os mesmos e tiver interesse em fazer um preço acessível, claro!). Você poderia me ligar? Fone (11)9157-9935. OBrigado.

    ResponderExcluir
  29. Amiga, tenho um filho de um ano e meio e tenho interesse em comprar estes disquinhos (se você tiver interesse em fazer um preço acessível, claro!). Você poderia me ligar? Fone (11)9157-9935. OBrigado.

    ResponderExcluir
  30. Amigo, tenho um filho de um ano e meio e tenho interesse em comprar estes disquinhos (se você tiver interesse em fazer um preço acessível, claro!). Você poderia me ligar? Fone (11)9157-9935. OBrigado.

    ResponderExcluir
  31. Desculpe amigo, mas não vendo não. São relíquias da minha infância que passei décadas conservando em perfeito estado.

    A não ser que você pague R$100,00. E só venderia o compacto de "20 Mil Léguas Submarinas" da Disney. Nesse caso eu vendo. Por menos que isso, não dá.

    Caso te interesse, também tenho o LP com a história de "Se Minha Cama Voasse", também da Disney. ;-)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  32. eu tinha este! era o meu favorito. Em 2002 tive o prazer de produzir um disco com muita gente boa: los hermanos, zelia duncan, frejat, entre outros. E o Leoni fez uma versão linda para Sideral incluindo sua filha Carol como Martinha!!!! Tive o prazer então de conhecer o Wilson Vianna. Ele foi ao lançamento com muito orgulho do nosso trabalho. Infelizmente morreu alguns meses depois. Inesquecível!

    ResponderExcluir
  33. Adoraria ouvir esse disco que você produziu, Bruno! Deve ser sensacional!

    Obrigado pela visita e pelas palavras.

    ResponderExcluir
  34. hmmmmm....versão pop de contatos imediatos? que MEDO.... (eu tinha uma versão pop de Guerra nas Estrelas em uma coleção com sete LPs com trilhas de cinema)

    ResponderExcluir
  35. Heheheh....clássicos eróticos em compacto? Exótico.

    ResponderExcluir
  36. Clássico. E, se não me engano, ela foi descoberta e produzida pelo David Gilmour, guitarrista do Pink Floyd.

    ResponderExcluir
  37. Impossível! Hahahaha! Só se morou no Cazaquistão esse tempo todo...
    Muito boa essa coleção. Parabéns!

    ResponderExcluir

  38. Ah..... como era bom naquela épocas assistir principamente este filme, hoje parece tão diferentes os filmes so passam coisas no sentido de sobrenatural que da medo ou terror de assistir os mesmos muito derramento de sangue etc, etc, não vale apena assitir os mesmos .....

    ResponderExcluir