sábado, 16 de outubro de 2004

CARLOS E NOEL - CONVERSA DE BOTEQUIM


Carlos e Noel, dois dos meus poetas mais queridos, saíram de onde estavam – o calçadão da praia de Copacabana e o Boulevard 28 de Setembro em Vila Isabel – e se reuniram pra bater um papo e chorar as mágoas. Noel estava numa tremenda desilusão amorosa e Carlos tentava ajudar o amigo...

CARLOS: Meu amigo, vamos sofrer, vamos beber, vamos ler jornal, vamos dizer que a vida é ruim, meu amigo, vamos sofrer. Vamos fazer um poema ou qualquer outra besteira. Fitar por exemplo uma estrela por muito tempo, muito tempo e dar um suspiro fundo ou qualquer outra besteira. Vamos beber uísque, vamos beber cerveja preta e barata, beber, gritar e morrer, ou, quem sabe? beber apenas.

NOEL: Seu garçom, faça o favor de me trazer depressa uma boa média que não seja requentada, um pão bem quente com manteiga à beça, um guardanapo e um copo d’água bem gelada. Fecha a porta da direita com muito cuidado que não estou disposto a ficar exposto ao sol. Vá perguntar ao seu freguês do lado qual foi o resultado do futebol.

CARLOS: Vamos xingar a mulher, que está envenenando a vida com seus olhos e suas mãos e o corpo que tem dois seios e tem um ‘embigo’ também. Meu amigo, vamos xingar o corpo e tudo o que é dele e que nunca será alma.

NOEL: Quem acha vive se perdendo. Por isso agora eu vou me defendendo da dor tão cruel desta saudade que por infelicidade meu pobre peito invade.

CARLOS: O amor é isso que você está vendo: hoje beija, amanhã não beija depois de amanhã é domingo e segunda-feira ninguém sabe o que será. Inútil você resistir ou mesmo suicidar-se...

NOEL: Provei do amor todo amargor que ele tem. Então jurei nunca mais amar ninguém.

CARLOS: Amar o perdido deixa confundido este coração. Nada pode o olvido contra o sem sentido apelo do Não.

NOEL: Porém eu agora encontrei alguém que me compreende e que me quer bem!

CARLOS: As coisas tangíveis tornam-se insensíveis à palma da mão. Mas as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão.

NOEL: Nunca se deve jurar não mais amar a ninguém. Ninguém pode evitar de se apaixonar por alguém.


* * * * *

(Trechos dos poemas “Convite Triste”, “Não Se Mate” e “Memória” de Carlos Drummond de Andrade e das músicas “Conversa de Botequim”, “Feitio de Oração” e “Provei” de Noel Rosa e Vadico. As fotos das estátuas são minhas)

5 comentários:

  1. Ficou maravilhoso o di�logo!
    As fotos tb!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Elisa! Obrigado MESMO, de cora��o!!! Este � um dos posts que considero mais bonitos e inspirados que fiz no fotolog e tava querendo trazer logo aqui pro multiply. Mas pelo visto as pessoas leram e #@garam e andaram... n�o sei se o povo percebe, mas FEEDBACK � FUNDAMENTAL!!!!!! Se n�o gostou diz logo que � uma M#$%@, se gostou, diz que gostou! Mas PELAMORDEDEUS, FALEM ALGUMA COISA!!!!!! Caprichei nesse post e s� agora a Elisa disse algo sobre ele!!!!! E foi A �NICA!!!! �s vezes d� vontade de parar de fazer coisas na internet por falta de retorno!!! N�o sou o Tim Maia mas retorno � necess�rio!!! FALOU, P�POU? Ent�o t� dado o recado. Obrigado pela aten��o.

    ResponderExcluir
  3. Pois �, ficou �timo, parece at� que foi escrito "corrido"

    Acho que rola uma preguicinha com textos grandes aqui no multiply e uma certa prefer�ncia com quest�es pol�micas, � o que me parece.

    Beijos, continue, sua p�gina est� linda!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado de novo, Elisa. Mas n�o � s� com textos que as pessoas n�o comentam n�o. Ontem postei dois �lbuns de fotos, algumas pessoas visitaram e NINGU�M se dignou a deixar NENHUMA P#&&@ DE COMENT�RIO!!!... N�o t� fazendo esse multiply pra agradar ningu�m. O prazer � meu. Mas se estamos numa comunidade virtual, e se mandamos e-mails avisando �s pessoas que postamos textos, fotos, creio que � mais do que natural que fiquemos ansiosos pela opini�o dos amigos, n�? Sem feedback fica dif�cil manter qualquer coisa... :-(((

    ResponderExcluir
  5. Tem dois pontos imporantes a serm levados em considera��o.

    Eu, por exemplo, desprogramei o multiply para eu receber mensagens sempre que algu�m posta algo novo. Minha caixa estava ficando entupida! S� programo para receber quando eu escrevo alguma coisa na p�gina de algu�m. E tem outra coisa tb, n�? �s vezes o treco postado � t�o bom, t�o bom, que a gente nem sabe o que dizer!

    Continue, continue, continue!

    ResponderExcluir