segunda-feira, 25 de outubro de 2004

DILEMA SOBRE O RANCOR


Mudar é sempre difícil. Principalmente quando se pensa, se sente de um jeito, a vida toda. Todos nós temos defeitos e características. A diferença é que os defeitos podem – e devem – ser mudados, "consertados", e as características são inerentes à nossa personalidade. São parte da nossa natureza, de como realmente somos.

Só que existem características que nos fazem mal, muito mal. Como guardar mágoa e rancor de alguém, por exemplo. São sentimentos terrivelmente negativos, apesar de instintivos. Mesmo assim, nos atrapalham e precisam ser mudados. Mas como já disse antes, é muito difícil mudar. É uma reeducação. Quase como emagrecer, engordar ou desenvolver a musculatura. É uma jornada pessoal, geralmente digna dos trabalhos de Hércules.

Quando alguém que você gosta, confia e tem como amigo te trai, te apunhala ou te diz coisas que jamais se deveriam dizer ao pior inimigo – ou se omite quando deveria dizer algo – é quase impossível não sentir raiva, ódio, rancor, mágoa. Mas sentir tudo isso mesmo após meses, anos, décadas, da mesma pessoa que te magoou, é bastante complicado. E só faz mal a nós mesmos.

Sobre esse assunto, algumas frases célebres e ditos populares me vêm à mente, ajudando a pavimentar o caminho da mudança...


* * * * * * * * * *

"Somos aquilo que fazemos repetidamente."
(Aristóteles)

“A amizade não se busca, não se sonha; ela exerce-se."
(Simone Weil)

“Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo.”
(Oscar Wilde)

"A vingança é um prato que se come frio."
(velho ditado Klingon)

"O fundo de uma agulha é bastante espaçoso para dois enamorados; mas o mundo todo é pequeno para dois inimigos."
(Solomon Ibn Gabirol)

"Qualquer um pode zangar-se, isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é facil."
(Aristótoles)

"Não levante a espada sobre a cabeça de quem te pediu perdão."
(Machado de Assis)

"Ainda pior que a convicção do não, é a incerteza do talvez, é a desilusão de um quase! É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi."
(Luiz Fernando Veríssimo)

"Para lidar consigo mesmo, use a cabeça; para lidar com os outros use o coração."
(Karl Rahner)

"A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos."
(Norman Cuisins)

"O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo."
(Nietzsche)

"Perdoe seus inimigos, mas não esqueça seus nomes."
(John Kennedy)

"Mantenha seus amigos perto; e seus inimigos mais perto ainda."
(Don Vito Corleone)

"Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo."
(Mahatma Gandhi)

"Um homem que comete um erro e não o corrige está cometendo um outro erro."
(Confúcio)

"Nós geralmente descobrimos o que fazer percebendo aquilo que não devemos fazer. E provavelmente aquele que nunca cometeu um erro nunca fez uma descoberta."
(Franz Kafka)

"Desaprenda o que você aprendeu."
(Mestre Yoda)

"Você é cem por cento responsável pela sua própria felicidade. Os outros não são responsáveis por ela. Seus pais não o são. A sua esposa também não o é. Você está sozinho. Então, se você não é feliz, só você pode mudar esta situação. Este 'conserto' não depende de mais ninguém."
(Gerald D. Bell)

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original."
(Albert Einstein)

"Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra."
(William Shakespeare)

"Quem guarda rancor é o Jabba, o Hutt"
(velho ditado de Tatooine)

"O importante é não parar nunca de questionar."
(Albert Einstein)


* * * * * * * * * *

Bem, conclusões não tenho. Os caminhos são vários. E a mudança é necessária. E tremendamente difícil.


8 comentários:

  1. Cara, concordo que n�o � legal odiar, ou guardar rancor de algu�m, principalmente por motivos bobos ou infantis, mas acho que, o rancor e o �dio s�o instrumentos de auto-preserva��o humana, que nos fazem institivamente ficar longe daquele do "bando" que achamos prejudical a nossa sobreviv�ncia e/ou subsist�ncia.
    � animal, e quando o motivo � forte n�o fico grilado de odiar, mas ficar odiando algu�m por bobagens, futilidades ou infatilidades � sinal de pouca evolu��o do humano guardado dentro de n�s.

    ResponderExcluir
  2. pensei q fosse algum dilema em rela��o ao pet do Jabba

    rs

    ResponderExcluir
  3. Andr�, concordo e discordo de voc�. Infelizmente tenho alguns "desafetos" e guardo muita m�goa e rancor de algumas pessoas sim, mas por nenhum motivo bobo, f�til ou infantil. S� sinto isso por pessoas que n�o souberam dar o m�nimo valor � minha amizade, mesmo eu as tratando com profundo respeito, considera��o e carinho. A amizade � o sentido da vida pra mim, n�o mais, n�o menos. E se algu�m n�o sabe valorizar isso, e prefere jogar isso no lixo, eu tamb�m prefiro jogar essas pessoas no lixo.

    O problema � manter sentimentos negativos ao longo de meses, anos, d�cadas, como fa�o com algumas pessoas. Isso s� me faz mal. E MUITO! � horr�vel chamar algu�m de "ex-amigo". Por�m, entre cravar um machado na testa de cada uma delas com toda a for�a e alegria ou tentar mudar essa postura animal, instintiva e de auto-preserva��o, que �s vezes pode fazer t�o mal, eu prefiro a segunda op��o. Apesar da primeira soar bem mais deliciosa... hehehe!

    ResponderExcluir
  4. U�, Andr�! E por que voc� acha que eu usei essas imagens? ;-P

    Hehehe!

    ResponderExcluir
  5. Anotei v�rios.
    Oz, estou sem tempo para me multiplicar em Multiplos Orkultos Foto L�gicos...
    abs

    ResponderExcluir
  6. Refletindo muito a respeito do seu texto, eu chego a uma conclus�o: Guardar rancor e �dio, s� servem pra desenvolver cancer no f�gado.

    Portanto, eu toco minha vida pra frente, e passo a ignorar o ex-amigo.

    Meu lema de vida continua sendo: "n�o cospe pra cima porque cai na testa"( Sabedoria popular) e "A toda a��o, corresponde uma rea��o contr�ria".. ( um tal dum f�sico a�.... hahhaha)

    Beijos
    Drika Newton.

    ResponderExcluir
  7. Oz,
    que ótimo vc ter conseguido tirar esse sentimento ruim de vc.Quem tem rancor ,não evolui espiritualmente.
    Beijão,
    Rosani

    ResponderExcluir
  8. Oz,
    tudo que vc falou é a mais pura verdade,mas que ótimo vc ter conseguido tirar esse sentimento ruim de vc.Quem tem rancor,não evolui espiritualmente.
    Beijão,
    Rosani

    ResponderExcluir