quinta-feira, 28 de outubro de 2004

"A GAROTA DO ADEUS" ("The Goodbye Girl", 1977), de Herbert Ross

Rating:★★★★
Category:Movies
Genre: Comedy
Comecei estas críticas e revisões de cinema com meu filme favorito, "TUBARÃO", de Steven Spielberg. Apesar de comentar os filmes do Festival do Rio e listar os 20 melhores de todos os tempos para mim, a idéia central dessa coluna é seguir o propósito do meu fotolog de cinema, KINO-OZ, aberto no início de 2004 e parado há algum tempo.

É como um jogo, um filme "puxa" outro. Alguém que está no filme do dia - pode ser um ator, uma atriz, o diretor, um técnico - puxa o filme seguinte por ter trabalhado nele. E por aí vai. Vamos só ver onde isso vai parar...
;-)


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Direção: Herbert Ross
Roteiro: Neil Simon
Produção: Raymond Stark / MGM / Warner Bros.
Fotografia: David M. Walsh
Montagem: Margaret Booth, John F. Burnett
Música: Dave Grusin, David Gates
Direção de Arte: Albert Brenner
Elenco: Richard Dreyfuss, Marsha Mason, Quinn Cummings, Paul Benedict, Barbara Rhoades, Nicol Williamson

* * * * * * * * * * *

Elliot Garfield: "Quer parar de ranger os dentes por dois segundos? O barulho está me deixando nervoso."
Paula McFadden: "Um estranho encharcado de Chicago, com a barba molhada e sapatos sujos, muda para o quarto da minha filha e espera sorrisos?"
Elliot Garfield: "Ah, você é fogo, sabia? Adoro te ouvir! Detesto morar com você, mas sua conversa é de primeira classe!"

* * * * * * * * * * *

O oceanógrafo Matt Hooper de "Tubarão" - um dos meus principais "role models" na vida - me fez gostar de Richard Dreyfuss como um dos atores mais divertidos e carismáticos que conheço. E ele me remete a "A Garota do Adeus", esta comédia deliciosa escrita por Neil Simon e dirigida por Herbert Ross sobre um ator shakesperiano iniciante cheio de manias, Elliot Garfield (Dreyfuss), que chega do interior para compartilhar um apartamento em Nova Iorque com uma dançarina neurótica que acabou de levar um fora do companheiro, Paula McFadden (Marsha Mason). Ela mora com Lucy, sua filha pré-adolescente que parece mais madura que a própria mãe (Quinn Cummings, que rouba o filme). O improvável casal vai da guerra doméstica até um romance com tudo o que têm direito.

O filme tem diálogos espirituosos e inesquecíveis (como não é de se espantar em se tratando de um texto de Neil Simon) e é uma das mais adoráveis, emocionantes e divertidas histórias de amor que já assisti. "A Garota do Adeus" deu o Oscar de melhor ator a Richard Dreyfuss em 1977.

14 comentários:

  1. Gostei dessa ideia de um filme ir conduzindo a outro
    por ligacoes imprevisiveis!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa id�ia come�ou aqui, Ricky! E seguiu por 20 filmes at� o cinema europeu. Depois o fotolog come�ou a dar problemas, eu fiquei sem saco de escrever textos e acabei parando. Mas vamos ver se no Multiply eu desatolo esse navio cinematogr�fico... hehehe!

    ResponderExcluir
  3. eu nunca vi esse filme, ainda que adoro comedias romanticas. Gosto do Richard Dreyfuss, com ele agora somente consigo me lembrar de um filme em que ele faz de bombeiro (se fala assim?) de incendios forestais, lembra? eu n�o consigo me lembrar da atriz, mais sei que dan�abam "smokes in your eyes"..

    ResponderExcluir
  4. Oi, Diana! Este filme que voc� est� falando � "Al�m da Eternidade" ("Always", 1990), de Steven Spielberg. O par rom�ntico de Dreyfuss � Holy Hunter e no elenco tem tamb�m o gordo e bonach�o John Goodman. AMO este filme!!!! Foi um dos filmes que mais marcou um longo namoro que tive e "Smoke Gets in Your Eyes" com os The Platters virou nossa m�sica. :-))

    Recomendo tamb�m - e veementemente! - este "A Garota do Adeus" se voc� gosta de com�dias rom�nticas como eu. Os di�logos desse filme est�o entre os melhores e mais divertidos que j� vi!!! Neil Simon � garantia de qualidade!!! ;-)

    Beij�o!

    ResponderExcluir
  5. Always!! e a Holy Hunter antes do Piano, outro filme lindo. Agora estamos pulando de filme em filme, de ator em ator, como voc� queria.

    A "escena" dela dan�ando "smokes gets in your eyes" � inesquecivel.

    ResponderExcluir
  6. Oi Oz!
    Gostei da idéia de um filme puxa o outro, isso me acontece sempre.
    Adoro Neil Simon e "Garota do Adeus" foi o primeiro filme que vi baseado no texto dele. Os diálogos são ótimos e o elenco tem uma ótima química, com destaque pra garotinha (Quinn Cummings). Depois disso, assisti "California Suite" e "O Doce Sabor de um Sorriso", também com a Marsha Mason, eterna musa do autor. Recomendo! bjs,

    ResponderExcluir
  7. Este filme sempre passava na sessão da tarde quando eu era adolescente!!! Me apaixonei à primeira vista por ele...Uma estória de amor que tinha tudo para naum dar certo!
    Sempre achei Dreyfuss um ótimo ator...e em TUBARÃO ele estava impecável! Foi merecido o oscar por A GAROTA DO ADEUS...Que pena que poucas vezes hollywood tenha sabido aproveitar seu talento e carisma.
    E que fim levou Marsha Mason? ??? Maravilhosa!!!!
    Beijos :::

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tates! Acho mais divertido remexer o baú de memórias com filmes inesquecíveis do que me ater somente aos lançamentos em cartaz. O legal é lembrar de filmes bons que nem todo mundo conhece e deixar a curiosidade do pessoal ligada para correr atrás dessas pérolas! ;-)

    A Marsha Mason, além de musa, é esposa dele. :-)

    E recomendo qualquer coisa escrita pelo Neil Simon, de "Um Detetive Desastrado" a "Assassinato Por Morte", que você vê a seguir na minha lista.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Cláudia!

    Além do carisma do Dreyfuss e da química perfeita entre ele e a Marsha Mason (não sei o que ela tem feito não, também gostaria de saber), o que mais me atrai em "A Garota do Adeus" são os diálogos mordazes do Neil Simon. A ponto de eu ter decorado várias passagens na versão dublada, que é excelente!!!! Quem dublou Richard Dreyfuss no Brasil foi outro ator que eu adoro, Francisco Milani, e consegui gravar a versão original em inglês, mas nunca me descartei da versão dublada! Pena que essas coisas nunca vão pro DVD...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oz o Celso acabou de dirigir uam comédia de Neil Simon que está em cartaz. Estranho casal.
    Quem sabe vc curte...

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Nunca vi o filme com o Jack Lemmon e o Walther Matthaw mas tudo o que eu conheço do Neil Simon no cinema - "A Garota do Adeus", "Assassinato Por Morte" e "Um Detetive Desastrado" - eu ADORO!!! Tem outros filmes com roteiro dele ou baseados em peças dele que eu persigo pra ver também. :-)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. gostaria muito de comprar este video o dv estou atras dele a muito tempo e alegre, romantico e divertido , um flme que passa uma mensafgem linda se alguem sober ounde comprar me avisem sim

    ResponderExcluir
  13. Também gostaria de comprar o filme original. Só tenho gravado da TV, no original em inglês legendado e dublado em português.

    ResponderExcluir