quinta-feira, 14 de outubro de 2004

MORTE




"MORTE - UM JOGO DE VOCÊ"
(Fotos de Adriane Carmello)

No início dos anos 90 fiz um filme, um curta-metragem, inacabado até hoje. Na verdade dirigi-lo foi uma contingência natural, pois sou roteirista e estava fazendo um curso de assistência de direção com Walter Lima Jr. na Fundição Progresso. Algumas pessoas da minha turma eram muito entusiasmadas para botar a mão na massa, e eu já tinha experiência de ter trabalhado em mais de uma dezena de curtas-metragens na UFF. Propus apresentar um roteiro pro pessoal e a gente transformá-lo num filme, ou melhor, num vídeo.

Adaptei um episódio da clássica série de TV "Além da Imaginação" de Rod Serling chamado "One For the Angels". O episódio foi ao ar em outubro de 1959 e contava a história de Lew Bookman, um velho camelô, querido pelas crianças do bairro, que tenta ludibriar a própria Morte e que, com isso, acaba colocando em risco a vida de uma menininha. Para salvá-la ele tem que enganar a Morte mais uma vez, num jogo de sedução que poderá ser o grande negócio de sua vida - e ao mesmo tempo o seu fim.

Meu roteiro era basicamente o mesmo, porém adaptei a história para o Rio de Janeiro contemporâneo e troquei o velho camelô por uma jovem camelô. A figura da Morte - que no episódio de Serling era um empertigado Murray Hamilton metido num terno e gravata, bem burocrático - decidi transformar na versão criada por Neil Gaiman e Mike Dringenberg para a revista em quadrinhos "Sandman". Uma Morte feminina, sensual, doce, bem-humorada e bastante carismática e apaixonante.

A idéia era transformar essa fábula, recontá-la numa nova linguagem, misturando elementos das histórias em quadrinhos com recursos técnicos especiais de iluminação e fotografia. Uma gramática das HQs, presente em filmes como "Robocop" e "Darkman"; em curtas como "Esconde-Esconde" de Eliana Fonseca e "Mulher Fatal Encontra Homem Ideal" de Carla Camurati; em seriados como "Batman" e "Contos da Cripta"; ou em programas como "Armação Ilimitada" e "TV Pirata".

Rebatizei a história como "UM JOGO DE VOCÊ" - tí­tulo de uma das minisséries de Neil Gaiman na revista "Sandman" - pois achava que caberi­a perfeitamente na trama, da camelô jogando com a Morte.

Consegui emprestada uma câmera super-VHS de dois colegas da UFF e filmamos em Niterói, usando o apartamento do meu (excelente) diretor de fotografia, Jô Name, como cenário principal. As atrizes - Cinara Schetinni fazendo a Morte, e Gisele (não lembro o sobrenome) fazendo a camelô - eram alunas de um curso paralelo que o Walter Lima Jr. também dava na Fundição de interpretação para câmera.

Tudo corria bem até que a Gisele ganhou uma viagem de uma semana para Nova Iorque num concurso de contos. Faltavam apenas dois dias para terminar as filmagens e eu insisti em terminar antes que ela viajasse. Gisele insistiu e disse que era melhor terminar quando ela voltasse de viagem. Ficamos nesse impasse, mas ela acabou viajando sem filmar. Acontece que a #@$%&*#$#@ não voltou mais e eu nunca terminei meu primeiro filme como diretor.

O copião em super-VHS está comigo, mas faltando cenas e diálogos fundamentais para a compreensão da história. O que posso mostrar a vocês aqui são as fotos de cena do filme, tiradas por minha querida amiga e ótima fotógrafa Adriane Carmello, com iluminação do Jô Name. Espero que gostem.

10 comentários:

  1. N�s e nossos filmes inconclusos. Parece que se cavucar direito, todo mundo tem um. Boas fotos, Oz.

    ResponderExcluir
  2. Pois � Oswaldo, eu adoro participar de qualquer coisa envolvendo cinema e interpreta��o (afinal s�o 10 anos jogando RPG), acabei ficando fascinado pelo cinema e � essa a faculdade que pretendo fazer. Gostei muito da sua id�ia do filme, o interessante � perceber que at� em algumas fotos o famoso "�ngulo de lado" dos epis�dios do Batman est�o presentes. A adapta��o da hist�ria tamb�m n�o ficou para tr�s. O que voc� poderia fazer � aproveitar essa era de t�cnologia acess�vel ao p�blico e dar uma de George Lucas, hehehe, terminando o filme "Do jeito que voc� queria" (parafraseando o GL).
    Eu fico pasmo as vezes a quantidade de di�logos e tramas que se envolvem em algumas mesas dos mais de 30 sistemas de RPG que j� joguei, de algumas delas eu at� cogitei hip�teses de fazer um curta, um f�-filme como � mais conhecido entre os internautas. Enfim caso algum dia esteja partindo numa nova empreitada cinematogr�fica pode contar com a minha ajuda.

    Abra�os do Salsa

    ResponderExcluir
  3. Essa "morte" tem mesmo muito dos personagens do "Sandman". Linda, sensual, a gente quase quer despedir-se da vida e segui-la!
    E cad� a tal Gisele &�%# ?
    Vc achou que o curso valeu a pena? Tenho vontade de fazer alguns na Fundi��o, de interpreta��o e "tr�s c�meras", mas fiquei um pouco decepcionada com os que fiz para interpreta��o na Cal (aqui entre n�s achei tudo muito �bvio, embora a literatura fosse bem interessante).

    ResponderExcluir
  4. Oswaldo, adorei saber dessa sua aventura pelos meandros da "Morte".
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Rapaz.... essas fotos são perigosas. Dá vontade de morrer. hahaha

    ResponderExcluir
  6. A maquiagem ficou muito show... E vc fotografa muito bem, parabéns... Os ângulos são muito bem trabalhados, a luz muito boa... Quem sabe um dia você tira umas minhas? :)
    Beijinhos da Gabi Robaine*****

    ResponderExcluir
  7. Sou um aficcionado pelo trabalho do Neil Gaiman, adorei as fotos , é uma pena que o filme ficou inacabado realmente, será que existe a possibilidade de finaliza-lo algum dia?Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Estou trabalhando nisso. ;-)

    E obrigado pela força!

    Abraços,
    Oz

    ResponderExcluir
  9. Oi, Oswaldo, achei esse seu site através de uma aluna minha, curiosa. Muito bacana! Obrigado pelas palavras elogiosas! Agora só tenho me dedicado à fotografia estática, quando puder dê uma olhada no meu site: http://www.joname.xpg.com.br. Abração, Jo Name

    ResponderExcluir
  10. Realmente, muito linda! Ainda mais vestida neste pesonagem: Morte!

    Abraços
    Leoanrdo Nunes Nunes

    ResponderExcluir