sexta-feira, 15 de outubro de 2004

Conto (4) - "TRISTEZA DO CRONÓPIO", de Julio Cortázar


TRISTEZA DO CRONÓPIO

Na saída do Luna Park um cronópio percebe que seu relógio atrasa, que seu relógio atrasa, que seu relógio.

Tristeza de cronópio diante de uma multidão de famas que sobre a Corrientes às onze e vinte e ele, objeto verde e úmido, caminha às onze e um quarto.

Meditação do cronópio: "É tarde, mas menos tarde para mim do que para os famas, para os famas é cinco minutos mais tarde, chegarão a suas casas mais tarde, se deitarão mais tarde. Eu tenho um relógio com menos vida, com menos casa e menos deitar-me, eu sou um cronópio infeliz e úmido".

Enquanto toma café no Richmond da Flórida, o cronópio molha uma torrada com suas lágrimas naturais.

(Julio Cortázar, em "Histórias de Cronópios e de Famas")



* * * * *


ILUSTRAÇÃO: Eu, há 37 anos atrás no Largo da Glória. Foto tirada pelo meu pai. Relógios da internet.

5 comentários:

  1. encantada, isso me faz crer que a pilha de livros sempre aumentará...meu desconhecimento não para, aprendo


    obrigada..

    ResponderExcluir
  2. Não se preocupe, somos todos ignorantes. Mas cada um com seu pontinho de luz ajudamos a clarear nossas vidas mutuamente. ;-)

    Boas salenas, cronópio cronópio!

    ResponderExcluir
  3. Sou eu pequenininho. :-)
    Objeto verde e úmido. :-P
    Hehehe!

    ResponderExcluir
  4. Saquei que é você, adorei pequeno objeto verde e úmido.
    Trégua catala espera.
    =)

    ResponderExcluir