sexta-feira, 8 de outubro de 2004

R.M.S. TITANIC


O livro mais completo já escrito sobre o navio e sobre o naufrágio, ricamente ilustrado. Obrigatório para quem se interessa pelo assunto.

Da mesma forma que com o dirigível Hindenburg, desde criança eu também sou obcecado e fascinado pela história do R.M.S. Titanic e seu fatídico destino. Li sobre ele em dois livros que me marcaram muito ("O Grande Livro do Maravilhoso e do Fantástico" e "Catástrofes, Desastres e Aventuras que Comoveram o Mundo", ambos das edições do Reader's Digest) e passei a colecionar publicações sobre o tema. Há décadas leio, pesquiso, coleciono livros, matérias e qualquer coisa sobre o transatlântico inglês (e sobre o dirigível Hindenburg, como já disse no álbum anterior).

Às vezes me pergunto porque a Humanidade se sente tão atraída por grandes tragédias. Apesar dos dois terem encontrado fins trágicos e terem vitimado muita gente, eles eram símbolos de uma outra época, mais romântica (no sentido histórico da palavra), cheia de idealismos, utopias, esperança e ingenuidade, valores que parecem não ter mais lugar no mundo atual. Acho que isso responde à pergunta, por que o ser humano se interessa tanto por tragédias de dimensões quase mitológicas como essa. Não são as tragédias que fascinam, mas o mundo antigo e idealizado que elas representam. Pelo menos creio que essa é a resposta para o meu caso.

* * *

Em 1912, o transatlântico R.M.S. (Royal Mail Ship) Titanic era não só o maior navio já construído, mas também o maior objeto já feito pelo Homem naquela época. Era o orgulho da Inglaterra (como nação "dona" do navio), o orgulho da Irlanda (por ter sido construído em seus estaleiros e por irlandeses em sua maioria) e o orgulho da companhia marítima White Star Line, a real dona do transatlântico. A White Star também construiu ao mesmo tempo outro navio do mesmo porte e classe do Titanic, o Olympic. Mais tarde o Britannic juntou-se à família dos grandes transatlânticos da White Star Line.

No dia 10 de abril de 1912, ao meio-dia, o Titanic partiu do porto de Southampton, Inglaterra, em sua viagem inaugural, com escalas em Cherbourg, França, e Queenstown, Irlanda, rumo a Nova Iorque. Levava mais de 2200 pessoas, entre passageiros de primeira, segunda e terceira classes, além da tripulação. Alguns dos homens mais ricos do mundo estavam a bordo, além de famílias inteiras de imigrantes que tentavam a sorte no "novo" continente. Todos acreditando piamente na fama de "inafundável" que a imprensa alardeava, culminando com a pretensiosa frase que dizia que "nem mesmo Deus é capaz de afundar o Titanic". Mas como diria nosso poeta Drummond, tinha uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma pedra.

Na noite de 14 de abril de 1912, um domingo, às 11h40, o R.M.S. Titanic colidiu de raspão com um iceberg no Atlântico norte. Duas horas e 40 minutos depois ele desaparecia nas águas geladas e escuras. 1517 pessoas morreram e até hoje este é considerado o pior desastre marítimo em tempos de paz. É impossível apontar um só culpado pela tragédia. Muitos foram os responsáveis, tanto voluntária como involuntariamente.

A tragédia não foi em vão. Muita coisa mudou após o naufrágio do R.M.S. Titanic. As leis marítimas se tornaram mais rígidas e seguras em todo o mundo. As diferenças abissais de classes sociais e econômicas foram questionadas pela primeira vez na era moderna. Porém 1517 vidas se perderam em nome dessas mudanças. Que suas almas descansem em paz.

Os restos do R.M.S. Titanic foram encontrados no fundo do mar, a quase 4 quilômetros de profundidade, pelo oceanógrafo norte-americano dr. Robert Ballard em setembro de 1985 e explorados em 1986. Alguns ítens foras resgatados e algumas exposições foram feitas na Europa e nos EUA em homenagem ao navio e a suas vítimas.

Vários livros foram escritos, vários filmes e documentários foram feitos e até discos foram gravados sobre a tragédia ao longo do século 20. Alguns deles estão aqui, neste álbum, além de fotos históricas sobre a construção do mítico transatlântico.


* * *

"Are you ready to go back to the Titanic?"

Eu, com minha fascinação obsessiva e "inexplicável" pelo navio desde a minha infância, respondo prontamente que sim. Sempre. Afinal, não tenho dúvida alguma de que tenho alguma ligação muito forte com esse navio, de uma vida passada.

Bem-vindos à bordo!

26 comentários:

  1. Em 1994/1995 houve uma grande exposi��o sobre o Naufr�gio do Titanic no Maritime Musem, em Londres.
    A primeira parte mostrava imagens da descoberta e do resgaste de pe�as, os equipamentos usados para os trabalhos, explica��o dos m�todos, roupas usadas.
    A segunda parte, consistia de salas e salas de pe�as resagatadas. Tinha de tudo, desde garrafas incrustradas de areia e conchas a cart�es de visita em perfeito estado de conserva��o. Roupas, talheres, objetos pessoais, m�veis, nos mjais variados estados.
    Foi uma das sen��es mais estranhas que experimentei. Comecei a imaginar as pessoas, as situa��es, o medo do naufr�gio.
    Foi fant�stico.
    Dri

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita e pelo coment�rio, Dri. Adoraria ter visto essa exposi��o! Como voc� pode ver, sou obcecado pela hist�ria do Titanic (e tamb�m a do dirig�vel Hindenburg) desde crian�a. E n�o tenho a menor d�vida de que estive nos dois leviat�s. De alguma forma, em vidas passadas. N�o sei exatamente como. S� sei que estive l�.

    ResponderExcluir
  3. Cacetzen, Oswaldo! Que belo acervo! Se eu n�o soubesse a tua idade seria capaz de jurar que vc estava l�. E quem sabe n�o esteve, numa vida anterior...

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza absoluta disso, mestre Pikyto! Se n�o viajei no Titanic, pelo menos fui um dos irlandeses que construiu o monstro. Minha obsess�o pelo navio vai al�m de qualquer explica��o l�gica.

    ResponderExcluir
  5. agora te achei, agora vc vai ter que me aguentar:-)))to no trabalho, meio sem tempo, mas vou entrar de noite pra ver tudo isso com calma.....
    foi muito bom te ver ontem,viu?
    e os CDs ficaram bons?!!!
    bom deixar eu ir, depois eu volto:-)
    beijinssss

    ResponderExcluir
  6. Que cole��o, Oswaldo!! Adoro as fotos da �poca. Vou olhar com mais calma.

    ResponderExcluir
  7. É pra olhar com calma mesmo, Clarissa. Tanto que hoje, depois de comprar a edição quádrupla do filme do James Cameron, eu voltei ao álbum de fotos. ;-)

    "Are you ready to go back to Titanic?"

    Eu sempre estou. :-)

    Beijos,
    Oz

    ResponderExcluir
  8. Porra, Oswaldo, também tenho um grande interesse pelo Titanic, sempre tive... mas nunca fui tão obsesseivo assim como você, he, he! Parabéns, as fotos são incríveis!

    Ainda me falta assistir o filme alemão e o de 1912. E olha que foram, ambos, lançados em DVD! Ainda não assisti o DVD quádruplo do Titanic do James Cameron... deve ter alguns documentários ótimos...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Apenas uma correção, Marcelo: o filme de 1912 só existe em fragmentos, e nunca foi lançado em DVD. Até pela sua duração, acho muito difícil que seja lançado.

    Quanto ao filme alemão de 1943 - melhor dizendo, nazista -, foi lançado em DVD aqui no Brasil no ano passado. Eu já tenho uma cópia e é bastante curioso.

    Abraços,
    Oz

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, tvon!

    Hoje voltei aqui porque acabei de assistir a um documentário no History Channel sobre novíssimas descobertas sobre os destroços do Titanic, que podem mudar todas as teorias sobre como ocorreu o naufrágio!!! Nunca imaginei que a essa altura pudesse haver novidades nessa área!!!

    Pela primeira vez acharam dois setores do casco do navio, descolados do resto dos destroços, virados de cabeça para baixo, numa área nunca explorada pelas expedições anteriores!!! Agora alguns cientistas estão desenvolvendo a teoria de que o casco começou a se descolar da estrutura durante o choque com o iceberg! Fantástico isso!!!

    Abraços,
    Oz

    ResponderExcluir
  11. Álbum aumentado para 175 imagens, entre fotos, mapas, ilustrações, cartazes, gravuras!

    ResponderExcluir
  12. ei, titanic com 3 chaminés? que legal....foto rara mesmo

    ResponderExcluir
  13. ei, em um documentário da Discovery outro dia vi que a White Star Line chegou a cobrar o valor dos uniformes perdidos das famílias!

    ResponderExcluir
  14. É verdade, João. Ainda bem que a White Star Line já ficou na poeira da História.

    Abs.

    ResponderExcluir
  15. ozlopesjr wrote on Oct 10, '04
    Obrigado pela visita e pelo comentário, Dri. Adoraria ter visto essa exposição! Como você pode ver, sou obcecado pela história do Titanic (e também a do dirigível Hindenburg) desde criança. E não tenho a menor dúvida de que estive nos dois leviatãs. De alguma forma, em vidas passadas. Não sei exatamente como. Só sei que estive lá.


    eu tambem! tenho a certeza! só tenho 15 anos, mas desde os 6, q foi quando vi o filme pela primeira vez, sinto uma obsessão pelo navio q nao sei bem esplicar, tenho a certeza que estive lá, e que algo me marcou.

    ResponderExcluir
  16. Hoje completa 97 anos da tragédia.

    Descansem em paz.

    ResponderExcluir