segunda-feira, 25 de outubro de 2004

VOCÊ JÁ FOI À BAHIA?


INDIANA JONES (depois da feijoada) VISITA A CHAPADA DIAMANTINA.

Se bem me lembro foi em novembro de 1997 que fui chamado para dar uma semana de aulas em Ilhéus - que como todos sabem é uma cidade fictícia criada por Jorge Amado no seu romance "Gabriela, Cravo e Canela".

E foi extraordinário visitar essa cidade fictícia, almoçar no Bar Vesúvio do Seu Nacib e de Gabriela, ficar hospedado num hotel todo de madeira construído na areia da praia, visitar as ruínas do Bataclan, o célebre puteiro de Maria Machadão, conhecer Itabuna, trabalhar na faculdade de Ilhéus-Itabuna e tomar sorvete de pitanga e beber suco de cacau todo santo dia! Ouvia direto a trilha da novela e vários CDs de Luiz Gonzaga, e tirei muitas fotos (eu não tinha nenhum CD do Caymmi na época).

Mas o melhor foi depois que o trabalho acabou, e fui a Salvador e a Lençóis conhecer o que eu mais queria da Bahia. Fiquei poucos dias mas foi o suficiente para me apaixonar por essa terra fantástica: Pelourinho, Elevador Lacerda, cidade alta, cidade baixa, Farol da Barra... o casario antigo de Lençóis, a região dos morros, o Morro do Pai Inácio, que subi sozinho e onde tirei essa foto no automático, o Poço Encantado, que desci ouvindo a faixa "The Map Room: Dawn" de John Williams, da trilha de "Os Caçadores da Arca Perdida", me sentindo o próprio Dr. Jones...

Saudades da Bahia! Preciso voltar lá. Até para encontrar a cidade perdida do documento 512 da Biblioteca Nacional, achada em 1838 e desaparecida desde então.. ;-)

6 comentários:

  1. para mostrar como eu gosto da Bahia, eu acho q ela merecia uma cena em Independence Day

    rs

    ResponderExcluir
  2. Voc� � um anormal, Andr�! Hehehehe! E saiba que isso vindo de mim � um elogio, pois tamb�m sou. Um tipo diferente de anormal que voc�, mas t�o anormal quanto. :-)

    ResponderExcluir
  3. Bom a Bahia n�o me apetece ...em NADA...agora o independence day eu deixo pro Maranh�o , que no quesito "ninguem merece " levou todas as estatuetas ...

    ResponderExcluir
  4. ah vai, Oz

    um tiro bem dado da Nave M�e, em pleno Pelourinho, com um close do Caetano dizendo "q luz liiiinda", seria uma cena maravilhosa

    hehehe

    ResponderExcluir
  5. Bem, Andr�... se for numa ter�a-feira de carnaval, com toda a baianada do ax� music, pagodeiros e trios el�tricos por l�... eu dou a maior for�a!!! Hehehe! ;-))

    ResponderExcluir