quinta-feira, 14 de outubro de 2004

ELUCUBRAÇÕES SOBRE VIDAS PASSADAS


Por que diabos temos obsessões com alguns assuntos, lugares, coisas ou períodos específicos? Já falei isso em dois álbuns de fotos, mas não posso deixar de repetir aqui. É uma coisa que não me sai da cabeça.

Nossa personalidade e nossos gostos pessoais são construídos ao longo de vários anos de vida, quando conhecemos pessoas, livros, filmes, lugares, coisas que nos fascinam, nos seduzem e nos encantam. Passamos a curtir certos autores, atrizes, desenhos animados, filmes, pratos, bebidas e sentimos prazer em consumi-los.

Mas por que será que existem assuntos que tomamos conhecimento na infância e que nos perseguem ao longo de toda a vida, aparentemente sem ter a ver com gosto pessoal, com personalidade, com ninguém ou nada que nos cerca no nosso dia a dia?

Sou espiritualista. Não me considero espírita, mas desde sempre acredito em reencarnação. Só não sou um espírita praticante (como a maioria das pessoas é católico mas não praticante). Por isso prefiro me designar espiritualista. Na minha visão cada um de nós já veio à vida muitas e muitas vezes, e ainda voltaremos. Não necessariamente a este planeta, a esta dimensão nem à forma humana. Mas tudo é um longo ciclo, onde aprendemos, crescemos e nos desenvolvemos como seres espirituais. Tudo bem, pra isso não virar papo-cabeça (até porque eu não tenho nenhuma autoridade pra falar de espiritismo), eu resumo que o céu e o inferno são aqui mesmo. Só depende de cada um de nós. E de como levamos cada uma das nossas chances de crescimento em vida. Bom chega desse blá-blá-blá antes que fique chato.

Mas porque eu insisto nesse assunto pela terceira vez aqui? Porque desde criança, mais ou menos por volta dos meus seis anos de idade, eu sinto um fascínio, uma atração gigantesca por dois grandes leviatãs do início do século 20: o transatlântico R.M.S. TITANIC e o dirigível LZ-129, o HINDENBURG. Li sobre a história deles e dos fins trágicos de cada um deles e isso nunca mais me saiu da cabeça. Melhor dizendo, cada vez mais passei a ler, ver, consumir informações, livros, filmes, TUDO sobre o navio e o dirigível. Nenhum dos meus amigos de infância se ligava nisso, ninguém que conheci depois se interessava também. E mesmo sem ter com quem compartilhar essas duas fixações, eu seguia em frente, ávido por qualquer coisa relativa a eles.

Ao longo da vida juntei mais de 20 livros sobre o TITANIC e o HINDENBURG, vi quase todos os filmes e documentários a respeito deles. E se eu fosse milionário, certamente teria participado de leilões internacionais para arrematar itens autênticos que fizeram parte dos dois monstros. Essas duas "paixões" (na falta de uma palavra mais apropriada, já que é um tanto bizarro se "apaixonar" por duas catástrofes históricas) renderam alguns desdobramentos interessantes. De uns 15 anos para cá passei a me interessar por músicas, livros, e filmes da primeira metade do século 20. Consumo jazz de Nova Orleans, livros de Hemingway, histórias da Primeira Guerra Mundial, e me interesso até mesmo por costumes daquela época. Ótimo, pois tudo isso aumentou muito meus horizontes culturais. Porém a pergunta continua no ar: POR QUE ESSA FIXAÇÃO PELO TITANIC E PELO HINDENBURG?

Bem, depois de tudo o que disse aqui, acho que você que está me lendo já descobriu a minha conclusão... eu estive à bordo do R.M.S. TITANIC e à bordo do LZ-129, o HINDENBURG. De alguma forma, eu viajei neles. Provavelmente morri no naufrágio do primeiro em 15 de abril de 1912, nas águas geladas do Atlântico norte e renasci a tempo de viajar criança no segundo, em 1936, um ano antes dele explodir em Lakehurst, Nova Jérsei. Ou então fui um dos 700 e poucos que sobreviveram ao TITANIC e mais tarde tive a chance de voar no HINDENBURG. Também posso ter sido um dos irlandeses que construiu o transatlântico nos estaleiros da Harland & Wolff em Belfast; e um dos alemães a montar a dirigível na Companhia Zeppelin, em Friedrichshafen.

Ou então tudo isso é apenas um grande delírio causado por excesso de Crush, Grapette, Fanta Uva, Fanta Laranja e Fanta Limão ao longo da minha vida.

Mas que eu continuo absolutamente fascinado e obcecado pelo TITANIC e pelo HINDENBURG, ah, isso eu continuo!

12 comentários:

  1. � tudo fruto daquela Schwepps Citrus chabi q vc consome

    rs

    ResponderExcluir
  2. N�o, Andr�, isso tudo vem de muito antes de eu tomar conhecimento da exist�ncia da Schweppes. E se fosse essa a explica��o, o Red Bull "clubber" que voc� toma seria respons�vel por voc� gostar de techno e coisas afins. N�o, meu caro amigo, n�o � por a�...

    ResponderExcluir
  3. hehe

    pelo menos ele me d� asas... assim n�o caio ou afundo como seus desastres favoritos

    rs

    ResponderExcluir
  4. Bem nesse t�pico eu posso dizer que concordo plenamente

    ResponderExcluir
  5. ...excesso de chicletes ping-pong sabor uva...aquilo dava o maior barato!
    N�o d� tempo de reencarnar em tal pouco tempo...amigo.
    Acho que vc construi um e viajou no outro, mas sendo sempre a mesma pessoa...

    ResponderExcluir
  6. OZ acho que voce viveu e morreu no Titanic e no Hindenburg, mas reencarnou no OZ, uma pena.

    ResponderExcluir
  7. mas não é que lembrei da senha?
    Vc era o Leonardo di Caprio!!!!!
    Se deu bem!!!!!

    Beijão!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ai, Andrea, pelamordedeus!!!!! O Titanic não se resume ao filme do Cameron!!!!! Ele é só o último dos cerca de 10 filmes que já fizeram sobre o navio. Fora as dezenas de livros e documentários!!! Eu sou obcecado É PELO NAVIO Royal Mail Steamer Titanic!!!!!!!!!!!! Desde muito antes do Jim Cameron pensar em fazer cinema na vida!!!!!!!!!! E certamente antes do DiCaprio nascer!!!!!!!!! É um fascínio que transcende essa encarnação, menina!!!!!

    E sobre o dirigível Hindenburg a mesmíssima coisa. Não tenho dúvida alguma que VIVI essas duas experiências em vidas passadas. Falo muito sério a respeito disso.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oz,
    essa atração tão forte que vc sente,deve ter um significado realmente....tb concordo que deva ter vivido aqueles acontecimentos....quanto a reecarnação,não sou nenhuma entendida,mas pelo que já li,dependendo do motivo,o espirito pode reencarnar logo.
    Beijos,
    Rosani

    ResponderExcluir
  10. Vi....
    Não é só você que pensa que pode ter vivido no Titanic, eu também penso!
    Porque quando eu era criança, eu vivia falando para meus pais de um navio que tinha afundado, e as vezes até começava a chorar.
    Quando tinha 4 anos tive um sonho onde minha bisavó (da qual eu nem cheguei a conhecer) me disse que era para mim não embarcar no navio de novo...(Alguns anos depois fiquei sabendo que em 2009 vão começar a construir um navio idaêntico ao primeiro, com a mesma decoração).
    Quando eu vi o filme do Titanic pela primeira vez eu sabia que eu já conhecia aquele navio, eu comecei a ter uns flashes de outra vida....
    Hoje sou fascinada pelo Titanic, pesquiso tudo o que tem a ver com o navio...
    E inclusive li que um homem na Inglaterra diz ser a Reencarnação de Thomas Andrews o projetista do Titanic.
    Agora ele está trabalhando como projetista, e ainda do Titanic....

    ResponderExcluir
  11. Eu as veses vejo muita agua e um navio afundando na minha mente mas nao sei o que e
    acho que alguma coisa em relaçao ao alguma coisa com essea navio que afundou 14 de abril de 1912
    nao sei sonho com isso todo dia 14 e quando completou 98 anos a pouco tempo tive um sonho horivel que so deus sabe e eu ,ja vi o fundo do mar nos meus sonhos
    e tambem vejo uma pedra azul um coraçao bem lindo.
    Se um dia eu tiver que viajar de navoi eu viajo nao posso ter medo
    se eu voltei de outra vida nao voltei com odio mas sim com esperança relembrar uma uma historia tao linda como essa.

    ResponderExcluir
  12. Tenho certesa que em uma vida pasada vivi no titanic, de do 4 ano (quando vi o filme pela primeira vez) eu fiquei imprecionado meus pais acharam estranho uma criança asim tão pequena estar tão viciada em um desastre.
    Até hoje tenho sonhos a noite com isso eu lembro de varios corredores quando vejo as fotos do navio muito intrigante mais acho que entre a vida atual e essa houve outra que tbm morri tragicamente em um acidente na agua so que dessa vez eu estava de carro e cai da ponte ainda criança...Que ma sorte eim....Falando serio posso ter deicha um ar de riso mais esses fatos sao veridicos. Abraços talvez nos tenhamos nos conhecidos rsrsrsrsrs... Abraços adorei o topico

    ResponderExcluir