terça-feira, 19 de outubro de 2004

ESPERANDO GODOT




Em 1991 eu e Denise Fraga tivemos nossa última parceria profissional, quando fiz as fotos de cena para a divulgação da peça ESPERANDO GODOT, de Samuel Beckett, estrelada por ela e pelo saudoso Rogério Cardoso, com direção de Moacir Chaves, encenada no Teatro Ipanema no RJ e no Teatro Jardel Filho em SP, sempre às terças e quartas.

Apesar de ser de cinema, confesso que nunca fui muito ligado em teatro, e creio que participei mais de peças como fotógrafo do que fui ao teatro como espectador. Porém se existe um dramaturgo que me entusiasma e me comove profundamente, este é Samuel Beckett. E dentre todos os trabalhos que conheço dele, ESPERANDO GODOT é a peça que mais adoro. Na minha opinião a história de Estragon (Rogério) e Vladimir (Denise) à espera de um certo Godot numa beira de estrada, ao lado de uma árvore, é uma das maiores expressões do talento artístico já feitas pelo Homem, sem exagero. É o equilíbrio perfeito entre a tragédia e a comédia, numa farsa desesperada que fala sobre a condição do ser humano diante dos absurdos incontroláveis do mundo e da vida.

Na peça dividi o trabalho de still com minha querida amiga - e então namorada - Adriane Carmello, porém as fotos neste álbum são apenas minhas. Completam o elenco Thomas Bakk como o senhor Pozzo (depois substituído por Jairo Mattos), Rogério Freitas como o criado Lucky e Charlton Oliveira como o menino. Nossa apresentação de ESPERANDO GODOT teve tradução de Flávio Rangel, revisão de dramaturgia de Tânia Brandão, cenografia e figurinos de Doris Rollemberg, iluminação de Aurélio de Simoni, assistência de direção de Renato Lemos e direção de produção de Rossine A. Freitas.

Para quem não conhece a peça, achei um texto num site de teatro (http://www.consortesbc.hpg.ig.com.br/godot.html) que define bem o que é ESPERANDO GODOT, de Samuel Beckett:

"Duas personagens miseráveis esperam... enquanto isso não percebem, não reagem, nem se se importam com a realidade à sua volta - Vladimir e Estragon -, esperam um certo Godot, com quem teriam marcado um encontro, num lugar e horário indefinidos. É uma espera penosa, interrompida pela chegada de duas também estranhas criaturas, o tirânico Pozzo e o serviçal Lucky, que depois, à segunda entrada, estão diferentes, numa curiosa inversão de papéis, além de um mensageiro, anunciando uma vez mais que Godot não virá. E tudo pode recomeça, pois se trata de uma peça de estrutura em espiral, onde estão ausentes os momentos tradicionais do desenvolvimento dramático, com a devida progressão em direção à crise e ao desenlace.

"Nesta originalíssima peça, mescla do cômico com o trágico, pois os dois clowns que esperam em vão, algo ou alguém que atenda às suas necessidades e aspirações – são o homem –, enquanto esperam, entregam-se a divertidos diálogos para preencher o vazio, dando-se assim a impressão de que existem.

"Aparentemente ingênua, é, no entanto, uma tragédia farsesca que ilustra a angústia do homem num mundo absurdo, ilógico, sem sentido – mundo para o qual ele veio e de onde partirá, sem saber o porquê. É o absurdo da existência humana, preocupação de não raros autores, mas de maneira tradicional e jamais com o vigor e a engenhosidade de Beckett, autor da cultura, inteligência e sensibilidade excepcionais."

22 comentários:

  1. N�o sabia desta sua vertente. Perdi esta montagem. Uma pena pois adoro o trabalho da sempre criativa Doris Rollemberg.

    ResponderExcluir
  2. Qual vertente, Denise? Teatral ou fotogr�fica? Sou fot�grafo profissional h� mais de 15 anos. S� n�o tenho feito muitas coisas ultimamente. Mas adoro uma c�mera fotogr�fica! E a grande maioria dos �lbuns que posto aqui no Multiply s�o do meu portfolio. Espero que goste. :-)

    ResponderExcluir
  3. fotogr�fica. n�o sabia. achei que voc� fosse envolvido com cinema e s� (o que j� n�o � pouco).

    ResponderExcluir
  4. Bem, sou envolvido com cinema, TV (fui roteirista do seriado "Confiss�es de Adolescente", trabalhei no Multishow e na TV Futura), hist�rias em quadrinhos (dei aula de linguagem de HQs), fotografia (al�m das pe�as e curtas, fiz fotos de moda e trabalhei no Jornal de Bairros d"O Globo"). E fui cr�tico de cinema da revista Cinemin entre 86 e 90. Fora o trabalho em festivais de cinema desde 1984, no FestRio do Hotel Nacional... :-)

    ResponderExcluir
  5. Eu vi esta montagem! Amei, o texto � mesmo absurdo!

    ResponderExcluir
  6. Nossa Oz..sabia q semana que vem farei uma cena dessa peça maravilhooooosa?? e estou atrás de um treno desesperadamente pra fazer o Stragon...heheh amei as fotos!!! e pretendo ler outra speças de Beckett...vc leu "dias felizes" ? smacks :*****

    ResponderExcluir
  7. eh, essa foto tah parecendo mesmo esperando godot, os chapeus, a arvore =) .. dias felizes, eh legal!! o filme que eu vi dela era show de atuacao..

    PS: ei! *eh* esperando godot, nao tinha lido a legenda =))

    ResponderExcluir
  8. Eu assisti a esta montagem.
    MUITO boa!

    Parabéns pelas fotos!!

    [ ]'s,
    Eug

    ResponderExcluir
  9. Mais uma composicao linda!! O contraste tb esta otimo!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado de coração, Zed, Eugênio, "rbari", Bia e minha queridíssima amiga Sukita!!!

    Gostei muito de ter participado desse trabalho com a querida Denise e saudoso Rogério. E é com orgulho que posso dizer que já participei de uma peça de Beckett. E uma peça da importância e da suprema qualidade de "ESPERANDO GODOT".

    Abraços a todos,
    Oz

    ResponderExcluir
  11. Que coisa engraçada... achei uma referência a esta peça quando pesquisava sobre Charlie Brown & Snoopy.
    Vou ver o que mais encontro.

    abrs, Daniel

    ResponderExcluir
  12. nao conhecia seu lado fotógrafo.
    gostei especialmente desta foto.

    ResponderExcluir
  13. Então explore minha VALISE DE CRONÓPIO, Márcia. Sou fotógrafo há mais de duas décadas e eu - ao lado da minha querida (e saudosa) Nikon FM2 - já trabalhei nO Globo como fotojornalista, fiz fotos de moda, fotos de cena de cinema na UFF, fotos de cena de teatro, muitas coberturas de festivais internacionais de cinema desde 1984 e várias outras coisas... à partir da primeira página do meu Multiply você pode explorar meus álbuns de fotos que são praticamente meu portfólio fotográfico. Fique à vontade! ;-)

    ResponderExcluir
  14. Fui olhar , foi la´no orkut mesmo.
    Vi o ensaio dela.
    Todas fota muito bouas. Muito mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Amigo
    Nós da Cia Vagabundos Nobres
    Estaremos em maio ( 2011) no mesmo teatro Ipanema.
    Segundas e Terças ás 21:00.

    Apareça por lá!
    Abraço
    Vinicyus Veloso

    ResponderExcluir
  16. assisti hoje à peça..adorei a sua companhia, ehhh mesmo?diria gogo..rsrs, vcs atuaram muito bem...anos atrás assisti a waiting for godot em ingles na italia...até agora não assisti em italiano!!essa peça tem tudo, solidão,fraternização,desespero, no sense, espectativas humanas,...o orgulho de mudar as coisas e lutar(vladimiro é um ideaista, sonha, luta, espera) e a fraquez da imobilidade...somos prisioneiros talvez de nós mesmos...e além disso é muito engraçada..dei gargahadas demais...rsrs...obrigada pelo show a todos vcs

    ResponderExcluir